terça-feira, 30 de agosto de 2011

Defesa Civil: Gade participa de simulado de acidente nuclear em Angra (RJ).


Brasília - Representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ligada ao Ministério da Integração Nacional, participarão nos dias 31/08 e 1/09 do “Exercício Simulado - Plano de Emergência das Usinas Nucleares”, em Angra dos Reis (RJ), realizado em conjunto com outros ministérios.

Para auxiliar na execução do evento, a Sedec mobilizou seis integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade): Armin Braun, chefe do Cenad, Maj. Euclésio (RS), Maj. George (AC), Cap. Anderson (MG) e Cap. Pinheiro (PR).

Um integrante ficará no Centro de Coordenação e Controle de uma Situação de Emergência Nuclear (Ccen), no 10º GBM, em Angra dos Reis/RJ e um no Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Os demais participarão do roteiro da Eletronuclear como observadores. Haverá ainda participação de técnicos no Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cenagen) para coordenação federal das ações estaduais e municipais nas 48 horas do Exercício.

A Sedec contribuiu ainda com o empréstimo de equipamentos de videoconferência para os Centros de Emergência do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), que serão ativados no exercício. Esses equipamentos permitirão o trabalho cooperativo e articulado, nos âmbitos federal, estadual e municipal, por meio do compartilhamento de informações e materiais de trabalho, sem a necessidade de locomoção.

“Esta será uma grande oportunidade para que a Sedec demonstre sua crescente atuação na área nuclear e uma importante ação para a preparação e fortalecimento do Gade nessa área”, afirmou o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armim Braun.

Entenda o exercício 


Organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o evento terá como cenário a simulação de um acidente em Angra 2 e, mesmo baseado em uma situação fictícia, envolverá entidades civis e militares; e a população da região.

O quadro simulado inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis. Eles foram convidados e participarão voluntariamente do exercício.

Exército, Marinha e Aeronáutica mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares auxiliarão no atendimento à população. Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), ficarão de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação.

Nenhum comentário: