Conheça a Defesa Civil do DF


Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal
Foi criado em 8 de junho de 1983, por intermédio do Decreto nº 7.544, com a finalidade de coordenar as medidas destinadas a prevenir as conseqüências nocivas de eventos desastrosos e a socorrer as populações e áreas atingidas por esses eventos.
No dia 22 de dezembro de 1983, foi editado o Decreto nº 7.822, que organizou e regulamentou as atividades do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal:
Promover a Prevenção e a Minimização de Riscos e a Preparação para os Desastres no território do Distrito Federal; articular, mobilizar e coordenar meios para a Redução dos Desastres, a Resposta e a Reconstrução de cenários atingidos, envolvendo a Comunidade nas ações de identificação de Ameaças, Vulnerabilidades e Recursos, na busca de soluções para os problemas que afetam a vida, o patrimônio e o meio ambiente, visando a elevação do moral e a melhoria do bem-estar da população.


Estrutura do SIDEC/DF
AGENTES CENTRAIS
- Governador do Distrito Federal – Agente Tomador de Decisões.
- Secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal – Agente Diretor e Coordenador Geral.
- Subsecretário do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal – Agente Executivo Central e Coordenador Executivo.

AGENTES EXECUTORES DESCENTRALIZADOS
- Na Administração Direta (Secretarias de Estado).
- Na Administração Direta Descentralizada, onde estão os órgãos regionais, (se inserem as Administrações Regionais, e os órgãos relativamente autônomos das Secretarias de Estado).
- Na Administração Indireta e Fundações (empresas e entidades vinculadas às Secretarias de Estado). Outros órgãos e entidades alheias ao Governo podem integrar o Sistema.

Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal
Em 1985, foi criada a Coordenadoria Executiva do Sistema de Defesa Civil e, o Distrito Federal passou a contar com um Órgão cujo objetivo maior era coordenar, articular e mobilizar meios para a redução dos desastres, não interferindo nas atividades rotineiras de emergência dos Órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública, e deixando de ser um órgão de execução para ser um órgão de coordenação das atividades de Defesa Civil.
Com a reestruturação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, ocorrida em 2002, a Coordenadoria Executiva do Sistema de Defesa Civil é transformada em Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Unidade Orgânica da Secretaria de Segurança Pública) tendo a responsabilidade de coordenar as ações articuladoras e os meios para que as atividades do SIDEC/DF sejam desencadeadas em conformidade com o Decreto nº 7.544, de 8 de junho de 1983 e com o Decreto nº 7.822, de 22 de dezembro de 1983.
De acordo com o Decreto nº 28.691, de 17 de janeiro de 2008, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil do Distrito Federal tem a seguinte estrutura organizacional:


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Secretaria de Estado da Defesa Civil do Distrito Federal - SEDEC/DF
No dia 01 de janeiro de 2011, por meio do Decreto n.º 32.716 cria-se a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Distrito Federal, como Órgão da Administração Direta do Distrito Federal, tendo atuação e competência para defesa civil.

A SEDEC/DF prevê que seja implementado um modelo de Proteção Civil, onde se desenvolva na população a capacidade de percepção de riscos e avaliação de ameaças, com o fim de reduzir a vulnerabilidade das pessoas e de abrir novos canais de comunicação entre sociedade e governo, visando minimizar riscos e consequentemente os desastres.