quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dia marcado pelo clima úmido e baixa temperatura surpreende brasilienses.

Os primeiros raios de sol surgiram com atraso na manhã de ontem. A névoa escura que cobriu todo o céu da capital da República chegou carregada de umidade e deixou os brasilienses com vontade de ficar mais alguns minutos na cama. O clima matutino mais parecia com o da Grande São Paulo ou até mesmo de capitais europeias, como Londres. Muitos foram surpreendidos pela garoa, fenômeno devido à alta umidade do ar, que chegou à máxima de 92%, segundo registro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda durante a madrugada, os termômetros marcaram 13,3ºC. Porém, a sensação térmica chegou aos 5°C, 1 grau a mais do que nesta última quarta-feira.

A baixa temperatura sentida pelo corpo humano está associada às rajadas de vento de 47 km/h, consideradas fortes pelo Inmet, e aos 13,3ºC de temperatura real. De acordo com o meteorologista Manuel Rangel, do Inmet, o fenômeno que ocorreu ontem já estava previsto pelos especialistas do tempo. Ele explicou que a alta umidade ocorreu em razão da massa de ar polar que estava sob o Atlântico e foi trazida pelos ventos. “Tudo isso faz parte da climatologia do inverno. Já estava na nossa previsão e é típico ocorrer nesse período”, disse Rangel.

A massa que veio do litoral brasileiro deixará o Distrito Federal ainda hoje. No entanto, o meteorologista esclarece que o fenômeno é cíclico. “Sai uma frente fria e entra outra. Não terá a mesma intensidade, mas, como vão encontrar ambiente favorável, como o ar seco, as temperaturas continuarão baixas até o fim do inverno”, destacou o meteorologista. A previsão para hoje é de mais um dia de frio e com alta umidade. Os brasilienses devem se prevenir, pois a temperatura mínima chegará aos 12°C, e a máxima, aos 26°C. O céu deve amanhecer parcialmente nublado. A umidade do ar vai variar entre 95% e 35%.

Proteção
Para suportar o frio e o vento forte às margens do Lago Paranoá, a família do microempresário Geraldo Alexandre Sales Gomes, 32 anos, saiu de casa bem preparada. Com a mulher, a vendedora Adriana Pereira Alves, 26, e a filha, Náthaly Gabriella, 4 anos, Geraldo chegou ao calçadão da Asa Norte por volta das 9h. “Achei estranho como o céu estava. Por isso, saí de casa bem mais agasalhado do que o normal. Acreditei até que poderia chover, por conta das nuvens pesadas. Para mim, ontem foi o dia mais frio, na parte da manhã. Parecia até que eu estava na Europa”, comparou Geraldo.

Quem precisou encarar uma caminhada até chegar ao trabalho enfrentou o vento forte e o frio com bastante resistência. O gorro foi o grande aliado do serviços gerais Humberto Alves de Martins, 48 anos. Morador de Planaltina, ele pega o ônibus em sua cidade e desembarca diariamente na Rodoviária do Plano Piloto. De lá, anda alguns metros até a Esplanada dos Ministérios. Para enfrentar a sensação térmica de frio rigoroso, Humberto precisou reforçar a quantidade de roupas. “Foi muito esquisito ver o céu daquele jeito, todo cinzento”, disse.

As nuvens pesadas deram a sensação de que o dia mal havia começado. Por isso, muita gente sentiu mais sono do que o normal. Pontualmente às 6h, a cuidadora de idosos Anne Carolina de Oliveira, 23 anos, teve dificuldades para despertar. “Eu acordei, olhei para o céu e vi o tempo nublado. Isso só me deixou com mais sono. Não tinha nem forças para sair da cama”, contou.

Quem precisa se deslocar de tempos em tempos pelas ruas por conta do trabalho também sofreu com as condições climáticas. É o caso dos auxiliares de arquivo Thiago Reduzino e João Rodrigues Neves Filho, ambos de 23 anos. Eles trabalham em um edifício próximo ao Museu da República e frequentemente precisam levar documentos a alguns ministérios. “O ruim é que a gente trabalha andando de um lado para o outro. Eu saí hoje (ontem) agasalhado, mas esse meu casaco ameniza só um pouco o frio que estou sentindo. Em compensação, o clima seco deu uma trégua”, disse João.

Por outro lado, o tempo mais úmido amenizou as queimadas florestais. Ontem, o Corpo de Bombeiros registrou 12 ocorrências de pequenas proporções — no total, elas chegaram a destruir 9 mil metros de área verde localizadas em regiões como Sobradinho e Paranoá. A quantidade equivale a menos da metade dos 30 focos de incêndio que ocorrem por dia nesta época do ano. “Para nós, do Corpo de Bombeiros, essa situação é atípica”, pontuou o coordenador de incêndio florestal da entidade, major Júlio César Setúbal.

Prepare-se
Previsão do tempo para os próximos três dias

Amanhã
Claro a parcialmente nublado com névoa seca.Temperatura máxima de 26°C e mínima de 12°C. Vento fraco a moderado, com rajadas.

Sábado
Claro a parcialmente nublado com névoa seca e baixos índices de umidade relativa do ar.
Temperatura máxima de 27°C e mínima de 13°C. Vento fraco a moderado.

Domingo
Parcialmente nublado a claro com névoa seca.
Temperatura máxima de 28°C e mínima de 13°C. Vento fraco a moderado, com rajadas.


Correio Web.
*Dados do Inmet

Nenhum comentário: