quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sedec realiza reunião com Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil



Fotos: Adalberto Marques / MI
 
Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) realizou, na manhã de hoje (29/06), a Segunda Reunião de Trabalho com Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil. O objetivo do encontro foi debater os principais projetos desenvolvidos por esta pasta, além de nivelar informações e procedimentos, tendo como foco a realização de um trabalho conjunto com estados e municípios.
Na ocasião, foram montados grupos de trabalhos para discussão de temas relacionados à Proteção Civil e à reestruturação do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec).
“As alterações, sejam elas de lei, procedimentos ou projetos, devem ser pactuadas em todos os níveis. Precisamos fortalecer as relações com estados e municípios e construir uma unidade de trabalho”, afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.


Os projetos em desenvolvimento, hoje, na Secretaria foram apresentados pelo diretor de articulação e gestão, Cristiano Herkert. Entre os destaques estão: Plataforma Brasileira para Redução de Riscos e Desastres, Programa de Capacitação em Defesa Civil, 8° Fórum Nacional de Defesa Civil, 2ª Conferência Nacional de Defesa Civil, modernização do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) e promoção de novas fontes de financiamento para Defesa Civil.

Os coordenadores tiveram a oportunidade de opinar e também relatar o que já é realizado em cada Estado. “A reunião mostra a importância de se construir um sistema integrado de operacionalização, até porque toda informação gerada pela Secretaria Nacional deve ser partilhada e uniformizada. Como resultado, teremos mais agilidade nas ações”, afirmou o Tenente Coronel, Gilson Romeiro, da Coordenadoria Estadual de Alagoas (Cedec/AL).

Para o representante da Coordenadoria Estadual de São Paulo (Cedec/SP), tenente -coronel Marcos Aurélio, reuniões com representantes de Defesa Civil são de grande importância “para alinhar as ações do Sindec em todo o território nacional, permitindo ações coordenadas entres União, Estados e Municípios”. 

Nenhum comentário: