quinta-feira, 19 de maio de 2011

Secretaria Nacional de Defesa Civil realiza primeiros simulados para situação de desastres


Civil (Sedec), realizará, pela primeira vez, simulados de preparação para desastres. O treinamento será no dia 28 de maio, de 8h às 12h, e envolverá as comunidades Vale do Reginaldo, em Maceió (AL); Sargento, em Recife (PE), e Loteamento Bosque Real, em Salvador (BA).
O evento ocorrerá de forma simultânea nos três municípios e tem o objetivo de capacitar a comunidade residente em áreas de risco para atuar preventivamente em situação de desastre, além de consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme.
A ação atingirá cerca de 200 pessoas em cada cidade e será organizada em quatro etapas. A primeira se dará por meio do alerta emitido, aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da Sedec. O sinal apontará a ocorrência de fortes chuvas, com riscos de deslizamentos de terras nas referidas comunidades.
A segunda etapa envolverá diretamente as defesas civis locais, que irão disparar o alarme aos moradores das áreas vulneráveis, via SMS, carros de som e líderes comunitários.
O terceiro passo será caracterizado pela evacuação das comunidades: por meio de rotas de fuga, devidamente traçadas pelas defesas civis, os moradores deixarão suas casas em direção a pontos específicos, de onde serão levados, por ônibus, a abrigos.
Por fim, uma vez abrigados, passarão por cadastramento e receberão orientações para uma melhor convivência nestes espaços.
Além de treinar as comunidades, os simulados permitirão, portanto, avaliar o preparo das coordenadorias estaduais e municipais, o grau de envolvimento da população em situações de riscos de desastres e a eficiência dos sistemas de cadastramento.
O evento conta com o apoio logístico e técnico das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil de Alagoas, Bahia e Pernambuco e do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED/UFSC). Terá ainda a participação da polícia militar, corpo de bombeiros, guardas de trânsito, sociedades civis organizada (Núcleos Comunitários de Defesa Civil – Nudec) e integrantes das coordenadorias de várias regiões do Nordeste.

Nenhum comentário: