quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aprovado cronograma de trabalho para discussão da Defesa Civil


Paola Lima

Matéria publicada dia 18.05.2011
A Comissão Temporária para Alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil realizou nesta quarta-feira (18) sua primeira reunião e aprovou seu cronograma de trabalho. O objetivo dos senadores é elaborar proposta de criação de uma Força Nacional de Defesa Civil, com atenção especial aos estados onde recentemente ocorreram tragédias de grandes proporções, como Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro.

O relator da comissão, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), propôs um plano de trabalho que inclui audiências públicas; visitas aos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco e Mato Grosso do Sul para conhecer problemas específicos e soluções regionais; e debates com representantes de países considerados bons exemplos na área, como Japão, Chile, Austrália, Espanha e Estados Unidos. Para o senador, investir em prevenção é menos oneroso do que pagar pela reconstrução de áreas atingidas por calamidades.

- Esta comissão tem o compromisso de ajudar no trabalho de prevenção pelo país. Precisamos encontrar saídas para a Defesa Civil do Brasil e nossa proposta pode originar até alterações na legislação atual, já que estamos no Congresso Nacional - argumentou o relator.

Presidente da comissão, o senador Jorge Viana (PT-AC) avisou que pretende cumprir o prazo regimental de 90 dias de funcionamento da comissão, concluindo os trabalhos até agosto deste ano. A próxima reunião está prevista para terça-feira (24). As datas das demais atividades da comissão ainda serão confirmadas pelo presidente.

Nenhum comentário: