quinta-feira, 19 de maio de 2011

Defesa Civil Nacional participa de evento em Genebra


Brasília - O Brasil está pronto para trocar experiências e aprender com as ações de proteção civil internacional. Quem afirma é o diretor do Departamento de Minimização de Desastres, Rafael Schadeck, que representou a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) na III Plataforma Global para Redução de Riscos e Desastres, realizada em Genebra, na Suíça, entre 8 e 13 de maio.
O tema deste ano foi: “Investir hoje por um amanhã mais seguro – aumentando o suporte às ações locais”. Participaram delegados de 168 países, além de representantes de organizações intergovernamentais, ONGs, setor privado, academia e sociedade civil.
“Este é, reconhecidamente, o evento mais importante a nível mundial que trata de redução de riscos de desastres, e a presença do Ministério da Integração possibilitou a inserção do país em fóruns de discussões que tratam de problemas similares aos encontrados no Brasil”, afirma Rafael Schadeck. 
Algumas das experiências já serão testadas nos simulados de preparação para desastres realizados pela Sedec, que ocorrerão no dia 28 de maio, de 8h às 12h, envolvendo, simultaneamente, comunidades de Maceió (AL), Recife (PE) e Salvador (BA).
Ação em conjunto - O evento em Genebra possibilitou discussões sobre os rumos e estratégias a serem adotados pelos governos. “Isso reflete diretamente nas políticas e nos investimentos que serão implementados nos próximos anos. É uma boa oportunidade para aumentar a nossa visibilidade e abrir portas para o desenvolvimento de ações com outros países e com os órgãos das Nações Unidas, proporcionando ganho de conhecimento técnico e criando possibilidades de investimentos em projetos no país”, ressalta Schadeck.
Dentre os principais resultados obtidos durante a conferência, destacam-se o planejamento dos próximos passos para a implantação do escritório da ONU no Estado do Rio de Janeiro e a realização da reunião dos países de língua portuguesa para criação de uma comissão reconhecida pela ONU, com Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.
A Plataforma Global é um fórum bienal de troca de informações, conhecimento e construção de parcerias entre nações e instituições. O objetivo é melhorar as ações relacionadas à redução do risco por meio de uma eficiente rede de comunicação e coordenação.

Nenhum comentário: