quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pernambuco inaugura sistema de previsão e alerta contra enchentes

O Estado de Pernambuco inaugurou nesta terça-feira um sistema de previsão e alerta hidrometeorológico, que permitirá o monitoramento, em tempo real, da intensidade das chuvas, do nível dos rios e barragens do Estado. O sistema enviará informações para a Sala de Situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE).

Com as informações enviadas, meteorologistas e engenheiros hidrográficos poderão apontar à Defesa Civil do Estado a existência de áreas de risco. O objetivo é que a população dessas localidades possa ser avisada e retirada com antecedência.

São 16 plataformas de coletas de dados instaladas em pontos estratégicos nas bacias dos rios Una, Mundaú e Capibaribe. Estes equipamentos funcionam com energia solar, e os dados captados são enviados por radares ou por linhas telefônicas.

"O sistema vai dar o alerta com antecedência de 4 a 5 horas, não como uma previsão, mas como um fato que realmente está ocorrendo, a vazão que está entrando nos rios e que passará por essas cidades", afirmou Clênio Torres, gerente de monitoramento.

De acordo com o Governo do Estado, cerca de R$ 1 milhão foram investidos na chamada Sala de Situação e no sistema de previsão e alerta, que fará parte da Rede Nacional de Alerta, do sistema da Agência Nacional de Águas (ANA).

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil de Pernambuco, 56 cidades foram atingidas pelas chuvas, 26 delas estão em situação de emergência e 9 decretaram estado de calamidade pública. Ao todo 5.137 famílias estão desabrigadas e 10.511 desalojadas.

Nenhum comentário: