quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prevenção faz toda a diferença


A prevenção para o período de chuvas não deve se limitar a comprar ou tirar do armário guarda-chuvas, capas ou galochas. Envolve muito mais que isso. A atenção do brasiliense – voltada para a percepção de risco – também deve estar concentrada em sua casa, na sua vizinhança, na rua onde mora. Proteja-se e proteja sua família.
Algumas medidas ajudam a preservar vidas e o patrimônio das pessoas, como limpar as calhas e os telhados, verificar a rede de esgotos e galerias das residências – a fim de evitar obstrução da vazão da água das chuvas –, observar se as bocas-de-lobo estão entupidas para acionar as autoridades encarregadas de desobstruí-las, acondicionar o lixo de maneira correta e levá-lo para áreas não sujeitas a inundações, evitar construções próximas de córregos ou em cima e embaixo de barrancos que possam deslizar.
Também é bom ficar atento para trincas no chão e nas paredes, que indicam problemas de estrutura e risco de queda. Muros com estrutura estufada também indicam  movimentação de terra e, portanto, risco de desabamento.
 A Secretaria de Defesa Civil do Distrito Federal capacitou, por meio do Curso Básico de Capacitação de Defesa Civil (CBADEC), pessoal das administrações regionais de Sobradinho II, Fercal e Vicente Pires para atuar junto à comunidade diante de qualquer situação que ofereça perigo às construções e a seus moradores ou usuários. A próxima edição do CBADEC envolverá, além das administrações regionais, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), a Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) e a Coordenadoria das Cidades para que seus representantes possam estar aptas a lidar com eventuais emergências.
Esses servidores públicos se tornarão multiplicadores do trabalho de conscientização de líderes comunitários, contribuindo para a disseminação da cultura de prevenção de desastres entre os moradores da região.
Independentemente disso, os agentes da Defesa Civil estão sempre à sua disposição para realizar vistorias e prestar qualquer tipo de orientação. Conte sempre conosco, mas não se esqueça de pensar a agir preventivamente, especialmente se estiver morando numa área de risco. Chuva tem todo ano, mas sua atitude diante dela faz toda a diferença.

Paulo Roberto Matos

Nenhum comentário: