terça-feira, 22 de novembro de 2011

Simulados de defesa civil serão realizados em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina


Brasília - Moradores de quatro comunidades de São Paulo (SP), Contagem (MG), Vitória (ES) e Blumenau (SC) participarão simultaneamente, no próximo sábado (26/11), da quarta rodada dos Simulados de Preparação para Desastres (SPD).
Coordenados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, os exercícios objetivam ensaiar uma retirada de emergência de famílias que vivem em áreas de risco e sob ameaça de chuva forte. Além disso, a ação busca consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme.
Com o simulado, os moradores serão capacitados para atuarem preventivamente em situação de desastre. Ou seja, eles terão conhecimento do quanto é importante saber agir em caso de um alerta da Defesa Civil para salvar vidas, tanto antes quanto depois da situação adversa.
Em São Paulo, o simulado será na Rua Beira Rio, Freguesia do Ó, Zona Norte. Em Contagem, no Bairro Industrial – Avenida Jorge Ferreira Gomes. Já em Vitória, o evento acontecerá na Rua Maria da Paixão Santos, Bairro Jaburu; e em Blumenau, no Bairro Velha Central - Ruas Cristina, Otto Metzner, Frederico Kôrte e João José Garcia Júnior.
A Sedec já organizou três ações desse tipo no Brasil. A primeira, em maio, no Nordeste - Maceió (AL), Salvador (BA), Recife (PE), depois, em outubro, na Região Serrana do Rio de Janeiro (Petrópolis e Nova Friburgo); e no dia 12/11 os exercícios envolveram moradores de Novo Hamburgo (RS) e Antonina (PR).
Como funciona
O exercício tem início com um alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Sedec, aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil. O sinal apontará a ocorrência de fortes chuvas, com riscos de deslizamentos de terras nas referidas comunidades.
A segunda etapa envolverá diretamente as defesas civis locais, que irão disparar o alarme aos moradores das áreas vulneráveis via SMS, carros de som e líderes comunitários.
O terceiro passo será caracterizado pela evacuação das comunidades por meio de rotas pré-definidas, devidamente traçadas pelas defesa civil. Nesse momento, os moradores deixarão suas casas em direção a pontos estratégicos, de onde serão levados, por ônibus, a abrigos.
Por fim, uma vez abrigados, serão cadastrados e receberão orientações sobre como agir no momento do desastre, como se prevenir e ainda como conviver em abrigos.
Além de treinar as comunidades, os simulados permitirão, portanto, avaliar o preparo das coordenadorias estaduais e municipais, o grau de envolvimento da população em situações de riscos de desastres e a eficiência dos sistemas de cadastramento.
O evento conta com o apoio logístico e técnico das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil. Tem ainda a participação da polícia militar, corpo de bombeiros, guardas de trânsito e sociedades civis organizadas (Núcleos Comunitários de Defesa Civil – Nudec).
Confira galeria de imagens do último simulado

Nenhum comentário: