quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Desenvolvimento Regional elabora plano de capacitação para Semi-Árido brasileiro.


Brasília - O Bioma Caatinga do Semi-Árido brasileiro recebe plano de capacitação em melhores práticas produtivas e manejo adequado dos recursos naturais, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, entre julho e outubro de 2011, para desenvolver atividades relacionadas à mitigação de ações predatórias naquela região.
Foi elaborado um diagnóstico das necessidades de capacitação do setor produtivo da região para, em seguida, descrever princípios e diretrizes que nortearão o manejo sustentável dos recursos naturais da Caatinga. Depois, foram selecionados temas prioritários e apontados modos de intervenção menos degradantes para o Semi-Árido.
Estão previstos três cursos de capacitação nas áreas de ovinocultura, apicultura/meliponicultura e processamento de produtos da agroecologia, temas considerados prioritários para o eixo de Inclusão Produtiva do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é enfatizar e disseminar novas técnicas produtivas que mitiguem a degradação do meio natural no Semi-Árido, auxiliando ações já coordenadas pelo Ministério da Integração Nacional.
Destaca-se que os cursos são direcionados a um público multiplicador do conhecimento, que inclui extensionistas rurais, coordenadores de projetos e representantes de instituições que trabalham com o tema da convivência com o Semi-Árido.
O próximo passo será a realização desses cursos. O curso em melhores práticas de manejo da ovinocultura pretende aprimorar as condições de produção. O de apicultura e meliponicultura objetiva disseminar técnicas e fomentar esta atividade que concilia geração de renda com o ambiente natural em bom estado de conservação. E o terceiro curso visa contribuir para o aperfeiçoamento do beneficiamento e da comercialização coletiva de produtos da agroecologia.
O último curso também objetiva discutir questões de gestão coletiva e economia solidária para subsidiar novos projetos e, assim, auxiliar no desenvolvimento de práticas produtivas que melhorem as condições ambientais, sociais e econômicas no Semi-Árido brasileiro.


Nenhum comentário: