terça-feira, 18 de outubro de 2011

Defesa Civil: simulados orientam população do Rio de Janeiro a atuar na prevenção de desastres.




Nivaldo Lima/ Integração Nacional
 
 
Petrópolis/Nova Friburgo (RJ) - O último sábado (15/10) foi de mobilização pela defesa da vida nos municípios fluminenses de Petrópolis e Nova Friburgo, na região serrana do Estado, onde foi realizada a segunda série de simulados de prevenção a desastres promovidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.
O treinamento, que marcou o encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastres, envolveu moradores de duas comunidades que vivem em áreas de risco e órgãos locais de proteção civil, como as Coordenadorias Municipais e Estaduais (Comdecs/Cedecs), Guardas Municipais, Cruz Vermelha Companhias de Trânsito, Agências de Saúde e Radioamadores, além de líderes comunitários.
Petrópolis - Às 10h, sob o forte nevoeiro que cobria toda Petrópolis, o veículo da defesa civil do município começou a soar o alarme de perigo nas estreitas ruas da comunidade do Morro da Oficina/Alto da Serra, onde vivem aproximadamente cinco mil pessoas. Orientados pelos agentes da defesa civil os moradores rapidamente desceram as escadarias que cortam o bairro, se dirigindo aos dois pontos de apoio montados em colégios das proximidades.
Recebidos pelas equipes de assistência os participantes do treinamento foram cadastrados, fornecendo endereço e dados pessoais e ganharam um kit com capa de chuva e camiseta. Uma das primeiras a chegar foi Karine Penteado, costureira, 30 anos e mãe de quatro filhos. “Logo que ouvi a sirene peguei os meninos e saí rapidamente de casa. O moço da defesa civil me informou que era pra agente descer aqui pro colégio Rui Barbosa”, conta ela, lamentando que nada semelhante tenha sido feito antes, a tempo de salvar a vida da mãe, morta há 15 anos em um deslizamento ocorrido em outra região da cidade.
Outro que chegou logo ao colégio foi o zelador Francisco Carvalho, de 54 anos, que mora com a mulher e dois filhos no Morro da Oficina. “É um alerta muito bom. Agora choveu a gente sabe o que fazer. O morro desce um aguaceiro danado e a gente precisa estar mesmo prevenido”, disse ele, já com o kit na mão.
Izabella Rufino/Sedec
Em uma hora de treinamento dezenas de pessoas já estavam concentradas na escola e ouviram palavras de agradecimento dos organizadores, pela participação no treinamento. O diretor do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Rafael Schadeck, lembrou que o objetivo do treinamento, além de contribuir para criar uma cultura da prevenção, é integrar os diversos órgãos de proteção. “A defesa civil funciona como um sistema, e o papel da Secretaria Nacional é articular as ações preventivas de proteção da população”, afirmou ele, observando ainda que todos que participaram do simulado têm agora a missão de atuar junto à comunidade como multiplicadores do que aprenderam. “O mais importante é a participação de vocês, que levem essa mensagem para seus familiares e vizinhos”, disse.
Para o coordenador da Defesa Civil de Petrópolis, coronel Carlos de Paula, o simulado atingiu plenamente os objetivos. “O que queremos é que vocês se conscientizem para que não percamos vidas. Se o alarme tocar e não se confirmar o desastre, ótimo, vocês virão para o ponto de apoio e voltarão para casa em segurança quando passar o perigo”, disse ele, agradecendo também o apoio da Sedec em todo o processo de preparação e realização do simulado.
Izabella Rufino/Sedec
 
Nova Friburgo - Com 24 horas de antecedência um aviso foi enviado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad/Sedec) indicando que as condições meteorológicas eram favoráveis à ocorrência de chuva forte, com trovoadas e rajadas de ventos variando entre 40 e 70 km/h na região de Nova Friburgo, podendo os acumulados diários atingirem níveis superiores aos 100 mm. Assim começou o simulado na comunidade friburguense de Vilage, também às 10h de sábado último.
O carro de som passou pela comunidade alertando a população para que deixasse suas casas e utilizasse rotas pré-definidas pela defesa civil. De forma rápida e segura  os moradores foram se deslocando para os pontos de apoio, onde foram cadastrados e receberam informação sobre os procedimentos a serem adotados em uma situação de desastre.
O coordenador do Departamento de Minimização de Desastres da Sedec, Alexandre Gomes, que acompanhou o treinamento em Nova Friburgo, afirmou que é essencial que a população tenha um bom nível de percepção de risco, principalmente aquelas que vivem em áreas mais vulneráveis. “Precisamos mudar nossa cultura e agir preventivamente. Esse exercício simulado ajuda a população a se preparar e a enfrentar uma situação de desastre”, disse ele, lembrando ainda a importância de União, Estados e Municípios trabalharem de forma sincronizada em torno do objetivo principal, que é o de dar mais segurança a população.

http://www.defesacivil.gov.br

 

Nenhum comentário: