quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Defesa Civil: Centro de Monitoramento de Alertas deve ser inaugurado neste ano.


Brasília - O papel das defesas civis no trabalho de prevenção diante de casos em que a vida é colocada em risco, como inundações e deslizamentos de terra, foi destaque na cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta terça-feira (18/10), em Brasília. O evento ocorre na Esplanada dos Ministérios, com o tema ”Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

Um estande foi montado com vários equipamentos usados no dia-a- dia dos agentes de defesa civil, de bonecos para primeiros socorros a helicópteros. “Nosso objetivo é treinar, capacitar e orientar sobre a importância da prevenção. Desde o começo do ano, com a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, estamos unindo esforços para salvar vidas”, disse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ligada ao ministério, será responsável por mobilizar a população e as autoridades diante das informações coletadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (Cemaden), oficializado durante o evento. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação prevê que as operações comecem em dezembro de 2011 em Cachoeira Paulista (SP).

“Nasce aqui um importante instrumento, fundamental para mobilizar a comunidade”, enfatizou Bezerra Coelho. A Secretaria Nacional de Defesa Civil tem realizado simulados de prevenção pelo Brasil. Exercícios de evacuação, envolvendo moradores de áreas de risco, já ocorreram em Maceió (AL), Salvador (BA), Recife (PE), Petrópolis e Nova Friburgo (RJ).

Em sua 8ª edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia conta com participação de mais de 530 municípios de diversos estados envolvidos em mais de 13 mil eventos. As atividades terminam no próximo domingo (23/10).

Nenhum comentário: