terça-feira, 18 de outubro de 2011

Aviso Meteorológico (CPTEC) - Temporais em parte de MG, GO, TO e BA.


18/10/2011
Brasília - Hoje (18/10) ocorrerá chuva intensa com acumulados significativos sul da BA (região cacaueira) e no nordeste de MG. Em algumas localidades o volume diário de chuva oscilará entre 40 e 70 mm.

Nas outras áreas da BA, especialmente o nordeste do Estado e a região do Recôncavo baiano (incluindo a capital Salvador), também ocorrerá chuva intensa, porém acompanhada de descargas elétricas e rajadas de vento. Os acumulados diários também poderão ser significativos.

Os temporais também deverão atingir o centro-norte de GO, TO, centro-sul do MA e do PI, sul do CE, oeste do PE e o interior de SE.

Amanhã (19/10) a chuva intensa deverá se concentrar na faixa litorânea da BA, incluindo a região do Recôncavo baiano e a Capital Salvador. Em algumas localidades o volume diário continuará sendo significativo.

Ressalta-se que esta época do ano é conhecida como estação chuvosa e a chuva é provocada principalmente pelo forte aquecimento diurno e o elevado teor de umidade do ar. O horário preferencial de ocorrência da chuva intensa abrange o período compreendido entre a tarde e a madrugada do dia seguinte. Sendo assim, a intensidade e localização da chuva serão previstas apenas com algumas horas de antecedência e com a utilização de radares meteorológicos.

Em certas ocasiões, como por exemplo, com atuação de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a chuva é mais volumosa e apresenta uma distribuição mais homogênea.

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp
Qualquer dúvida entrar em contato com:
Divisão de Operações Meteorológicas
(12) 3186-8459 ou 3186-8535
atendimento@cptec.inpe.br

Nenhum comentário: