quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aviso Meteorológico 13/10/2011 (CPTEC) -Temporais em parte do Brasil


Brasília - Hoje (13/10) ocorrerá chuva forte sobre o oeste de SC, PR, SP, MS centro-sul do RJ (incluindo a capital), sul e oeste de MG, Triângulo Mineiro, GO, DF, MT, AC, RO, TO, sul do PA, AM, RR e RO.
Amanhã (14/10) a chuva forte deverá se concentrar sobre SC, PR, MS, SP, centro-sul do RJ (incluindo a capital), sul e oeste de MG, Triângulo Mineiro, oeste da BA, GO, DF, TO, sul do MA e do PI, centro-sul do PA, RO, AM e RR.
No sábado (15/10) a chuva forte deverá se concentrar sobre centro-leste e norte do PR, MS, SP, RJ, sul do ES, MG (exceto o nordeste do Estado), GO, DF, MT, TO, sul do PA, RO, AM e RR.
Entre o final do sábado e domingo prevêm-se acumulados significativos de chuva entre o litoral norte de SP, RJ (principalmente em áreas de serra) e o sul de MG.
Ressalta-se que esta época do ano é conhecida como estação chuvosa e a chuva é provocada principalmente pelo forte aquecimento diurno e o elevado teor de umidade do ar. O horário preferencial de ocorrência da chuva intensa abrange o período compreendido entre a tarde e a madrugada do dia seguinte. Sendo assim, a intensidade e localização da chuva serão previstas apenas com algumas horas de antecedência e com a utilização de radares meteorológicos.
Em certas ocasiões, como por exemplo, com atuação de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a chuva é mais volumosa e apresenta uma distribuição mais homogênea. Neste caso a previsibilidade de eventos extremos aumenta, podendo-se prever com mais de 48 hs de antecedência.

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp

Nenhum comentário: