terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fórum de Defesa Civil: Palestra mostra as funcionalidades do Cartão de Pagamento de Defesa Civil


Maceió (AL) Participantes do VIII Fórum Nacional de Defesa Civil aprenderam na tarde de ontem (22/9) como o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC) será empregado. Durante a palestra, ministrada pelo diretor do departamento de articulação e gestão (DAG) da Sedec, Cristiano Heckert; pelo assessor pleno do Banco do Brasil, Mário Svendsen, e pelo coordenador-geral da Controladoria Geral da União (CGU), Luiz Cláudio de Freitas, foi distribuída uma cartilha aos presentes com instruções e informações sobre o cartão.
De acordo com Heckert, entre os benefícios de utilização do CPDC estão o melhor controle das despesas; segurança e transparência; identificação do portador como servidor do governo Estadual ou municipal e central de atendimento 24 horas. Ele destacou ainda que se comparado há anos anteriores, os recursos disponibilizados atualmente chegam de forma muito mais rápida. “Com essa nova sistemática os recursos de socorro e assistência para o atendimento imediato da população e o restabelecimento da normalidade local são disponibilizados com mais agilidade”.

O cartão poderá ser utilizado na aquisição de material, inclusive por meio da internet, e contratação de serviços destinados a ações de defesa civil. É vedado saque em espécie, compras parceladas e uso fora do Brasil. Além disso, o cartão não aceita parcelamento de compras.
O CPDC foi lançado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em 31 de agosto e é empregado no pagamento de despesas realizadas pelo ente (estado/município), ou entidade beneficiária, utilizando recursos transferidos pelo Ministério da Integração Nacional para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais em localidades atingidas por desastres e que estejam com situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pela Sedec.

http://www.defesacivil.gov.br

Nenhum comentário: