terça-feira, 27 de setembro de 2011

Defesa Civil investe em prevenção


Maceió (AL) – A criação de um cartão de pagamento, simulados, modernização de um novo centro de gerenciamento de desastres e obras de contenção. Estas são algumas das ações que mostram a nova postura da Defesa Civil Nacional: a da prevenção.

“É importante que se mude a cultura do brasileiro, ou seja, investir em ações de prevenção, e não apenas, cuidar das pessoas após a ocorrência dos desastres.” Palavras do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, no segundo dia do VIII Fórum Nacional de Defesa Civil, realizado no Centro de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

“O espaço para discussão é uma boa oportunidade de trocas de experiências e informações”, acrescentou ministro, segundo o qual os governos (federal, estaduais e municipais) devem realizar atitudes mais concretas. “O objetivo é que se possa contabilizar ou minimizar os prejuízos materiais e, sobretudo, evitar a perda de vidas nos desastres naturais”.

Para uma platéia de cerca de mil pessoas – em sua maioria formada por profissionais da defesa civil de 24 estados – o ministro Fernando Bezerra Coelho ainda destacou as principais medidas para melhorar e qualificar os trabalhos desenvolvidos, como o Cartão de Pagamento de Defesa Civil, a criação do novo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), implantação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemadem), em Cachoeira Paulista, e construção de barragens em Alagoas.

No encontro, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, reafirmou a importância das defesas civis e agradeceu as defesas civis de todos os estados que ajudaram nas enchentes ocorridas em junho do ano passado em Alagoas. “Agradeço a agilidade das ações das defesas civis, o apoio nas ações solidárias, na organização diante daquela situação caótica e, principalmente, na prestação de socorro às vitimas e na ajuda humanitária”, afirmou Vilela.

Nenhum comentário: