sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Decreto estabelece Situação de Emergência.



Medida reforça portaria assinada, na semana passada, entre secretarias do governo para redução de danos causados pela seca

Brasília, 15 de setembro de 2011 – Foi publicado na edição desta quinta-feira (15/9) do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o decreto no qual o governador Agnelo Queiroz declara Situação de Emergência no DF, em razão dos excessivos incêndios florestais. A medida vem a reforçar a portaria conjunta assinada na semana passada pelas secretarias de Estado de Defesa Civil, Educação, Governo e Segurança Pública.

No entanto, há sinais de aumento da umidade relativa do ar e o vigor do decreto – estabelecido inicialmente em 60 dias – pode cessar assim que se reduza a situação de risco de novos focos de queimadas. De acordo com a Defesa Civil, aos poucos a umidade começa a apresentar pequenos índices de melhora. A estimativa é de que a mínima de hoje tenha ficado em torno de 15%.

O decreto prevê, entre outras aplicações, a possibilidade de os órgãos afetos (Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, e o Corpo de Bombeiros Militar do DF) adquirirem insumos que impeçam diretamente o fogo de se alastrar, como, por exemplo, bataclaves, máscaras, abafadores e bombas costais.

A assinatura do decreto decorre de, principalmente, dois fatores: os incêndios já terem atingido mais de 35 mil hectares no Distrito Federal e o desconforto causado à população pela queima da biomassa, que resulta em fuligem e poluição.

Mais detalhes
www.agenciabrasilia.df.gov.br

Nenhum comentário: