sábado, 27 de agosto de 2011

Defesa Civil visita Parque de Diversão para criar Normas Técnicas de Segurança .


A Defesa Civil do DF em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e o Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do DF (CREA-DF). Estiveram hoje (26/08), visitando o Parque de Diversão Ibiza montado na Festa do Morango em Brazlândia. O objetivo da visita foi verificar e buscar subsídios para criação de normas técnicas para os Parques de Diversões no âmbito do Distrito Federal. Serão normas provisórias enquanto o Projeto de Lei não sai.  
As normas técnicas serão criadas para minimizar os riscos, buscando a integridade física e a segurança dos usuários. Por conta da ausência de lei, sempre que ocorre algum incidente ou acidente envolvendo os parques, por exemplo, eles têm as estruturas fechadas, interditadas pelo Estado.  A previsão para conclusão das normas provisórias está prevista para o dia primeiro de setembro.
Durante a vistoria ao parque, os técnicos fizeram vários testes e encontraram detalhes que necessitavam de reparos. “Hoje estamos em campo buscando informações para aperfeiçoar e aplicá-las nas normas provisórias e posteriormente no Projeto de Lei”, afirmou o Major Rogério da Defesa Civil.
O Brasil não possui uma lei que obrigue os parques a se adequarem a determinadas exigências. O que existe hoje são adapatações de normas européis e americanas, além disso, um documento de 300 páginas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) juntamente com a Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões no Brasil), porém essa norma se limita a estabelecer requisitos de segurança para projeto, fabricação, instalação, montagem e operação dos equipamentos. De acordo com o major Rogério da Defesa Civil “essas normas provisória e o Projeto de Lei poderão servir de referência para todo o brasil”.

Nenhum comentário: