quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Defesa Civil e Bombeiros, discutem segurança em parques de diversões.


  O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB na Câmara Legislativa, coordenou uma reunião, solicitada por ele junto ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira (18), no quartel central do Corpo de Bombeiros.  O parlamentar petista foi procurado por um grupo de pessoas, proprietários de parques de diversão do Distrito Federal. Eles pedem a criação de uma legislação para tratar do assunto aqui no DF, área sem nenhum respaldo legal atualmente.

Chico relembra que não só o DF não dispõe de legislação sobre parques de diversão, mas o Brasil todo. “Apesar de termos excelentes técnicos no ramo não existe uma lei que trata de parques de diversão especificamente. Para se ter uma idéia, uma empresa de Taguatinga é responsável por uma roda gigante de 36 metros, um dos cartões postais de Belo Horizonte. Ou seja, temos bons técnicos na área, mas não há legislação que delibere sobre o assunto”, enfatiza Chico Vigilante.

Por conta da ausência de lei, sempre que ocorre algum incidente ou acidente envolvendo os parques, por exemplo, eles têm as estruturas fechadas, interditadas pelo Estado. O objetivo da reunião foi exatamente a criação de um Projeto de Lei para determinar sobre parques de diversões no âmbito do DF.

O encontro contou com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Márcio de Souza Matos, e corpo técnico, comandante da Defesa Civil, Paulo Roberto Matos, e corpo técnico, do coordenador adjunto da Coordenadoria das Cidades, Luiz Franklin, e o chefe de gabinete do Riacho Fundo II, Siurano da Silveira, que acompanhou o grupo de proprietários dos centros de diversão juntamente com o deputado Chico Vigilante.

Na reunião decidiu-se que um grupo de trabalho seria formado para tratar do tema. A comissão foi composta por técnico do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, representantes dos parques, um técnico na área e representantes da Coordenadoria das Cidades. A primeira reunião do grupo será na próxima segunda-feira, às 9 h, no quartel central do Corpo de Bombeiros, quando serão discutidas e elaboradas normas provisórias para regular o setor. O mesmo grupo vai preparar um Projeto de Lei para deliberar sobre o assunto de maneira definitiva no DF.  O grupo conta com o apoio do deputado Chico Vigilante.
   
Fonte: CLDF.

Nenhum comentário: