quinta-feira, 7 de julho de 2011

Samu e Bombeiros passam a ter central única de atendimento

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal assinou uma portaria, na manhã desta quinta-fiera (7/7), que permite Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trabalharem de forma conjunta em uma central única. De acordo com a pasta, o objetivo é que os atendimentos fiquem mais ágeis e o número de ambulâncias destinadas a uma ocorrência não seja maior que o necessário.

Quando uma pessoa ligava para o Samu, uma ambulância era encaminhada ao local. Se este cidadão ligasse também para os Bombeiros, outra viatura era acionada. Assim, duas equipes se dirigam à ocorrência, muitas vezes sem necessidade.

Com a nova portaria, a central única de atendimento permitirá uma integração entre os dois serviços. Assim, quando o cidadão contactar Bombeiros e Samu, os sistemas agirão de forma conjunta e uma viatura será encaminhada ao local. Dessa forma, a outra, considerada desnecessária, poderá atender a outros chamados.

Para o gerente do Samu, Rodrigo Caselli, o objetivo é tornar o atendimento pré-hospitalar mais eficaz para a população. "A integração entre as duas instituições fará com que o Samu e os Bombeiras consigam aumentar a qualidade dos serviços". Caselli disse ainda que esta é uma ação que vem sendo colocada em prática há um ano e espera até outubro para concretizá-la.

"As pessoas podem continuar ligando para os Bombeiros e para o Samu, mas será a central única que encaminhará as ambulâncias para atenderem aos pedidos. O serviço passa a coordenar as viaturas de atendimento pré-hospitalar".

Segundo a Secretaria de Saúde, atualmente, o Samu conta com 31 ambulâncias e os Bombeiros com 24. No total, 55 viaturas passam a atender o DF de forma integrada.

Correio Braziliense.

Nenhum comentário: