quinta-feira, 7 de julho de 2011

Defesa Civil Nacional e bombeiros militares discutem reforço em parcerias



Daniel Nek/ MI
 
 
Brasília - Durante audiência nesta quarta-feira (06/07), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebeu da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) ofício em que a entidade apresenta sugestões para acentuar o processo de reaproximação entre as redes estaduais e municipais de defesa civil e a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), órgão da estrutura do Ministério. Participaram comandantes de bombeiros de 20 Estados, liderados pelo presidente da Ligabom, coronel Carlos Eduardo Poças Amorim Casa Nova.
Uma das preocupações dos bombeiros é conseguir recursos para reequiparas as corporações, o que possibilitaria mais agilidade no pronto atendimento à população em caso de desastres, especialmente neste momento em que o País se mobiliza nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. Os bombeiros militares, que somam quase 100 mil em todo o Brasil, também se colocaram à disposição da Sedec para atuar em parceria nos eventos climáticos adversos.

Para o ministro Fernando Bezerra Coelho as preocupações externadas pelos bombeiros coincidem com que vem sendo debatido pela Defesa Civil Nacional desde o começo do ano. “Temos muito claro que uma política nacional de defesa civil, como quer a presidenta Dilma Rousseff, não se fará sem uma integração de toda a rede de proteção civil. Vamos avaliar como dar apoio às solicitações, mas certamente poderemos ajudar em alguma medida no reequipamento dos bombeiros”, afirmou o ministro, que também se dispôs a contribuir com a Ligabom na busca por recursos junto a outros órgãos do governo federal.
O secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana e o diretor do Departamento de Reabilitação e Reconstrução da Sedec, Ivan Ramos, também participaram da audiência.

Secretaria Nacional de Defesa Civil

Nenhum comentário: