sexta-feira, 8 de julho de 2011

Baixa umidade faz Defesa Civil decretar estado de alerta no DF


Secretaria divulga aviso no início da tarde desta sexta-feira (8).
Após dia mais seco do ano, umidade deve chegar a 20%, afirma Inmet.

Do G1 DF

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Distrito Federal vai decretar estado de alerta nesta sexta-feira (8) por causa da baixa umidade relativa do ar, que vem sendo registrada desde o início da semana. Segundo a assessoria do órgão, a população e as regionais de ensino devem receber o aviso a partir das 13h.
Nesta quinta (7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 20%, menor índice do ano no DF. Segundo a meteorologista Odete Marlene Chiesa, a previsão é que esta sexta-feira a umidade do ar fique novamente entre 25% e 20%. “A umidade mínima deve ocorrer entre 14h30 e 16h30, junto com a temperatura máxima, que deve chegar a 28°C”, disse.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal a umidade acima de 60%. Entre 30% e 20% é considerado estado de atenção. Abaixo de 20% até 12% é decretado o estado de alerta.
Odete afirma que a ausência de chuva, a massa de ar seco e a altitude em relação ao mar são as principais causas dos baixos indíces de umidade registrados nesta época no ano. De acordo com a meteorologista, o alerta vale até domingo.
A baixa umidade faz com que o número de focos de incêndio aumente neste período. No último domingo (3), o Corpo de Bombeiros registrou 18 focos de incêndio em todo o DF. A área destruída pelo fogo chegou a 200 mil metros quadrados, o equivalente a 24 campos de futebol.
 

Nenhum comentário: