quinta-feira, 16 de junho de 2011

Defesa Civil Nacional capacita multiplicadores para gerenciamento de riscos de desastres


Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) realiza, nesta quinta (16/06) e sexta-feira (17/06), em Natal (RN), a Oficina de Comunicação e Percepção de Riscos de Desastres. O evento é uma parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Norte (Cedec/RN) e ocorrerá no auditório do Corpo de Bombeiros Militar.
O objetivo da ação é capacitar multiplicadores para atuarem em ações, programas e estratégias que privilegiem a comunicação como uma ferramenta do gerenciamento de riscos de desastres.
A partir da troca de informações, impressões, idéias e aplicação de atividades práticas, a oficina mostra a importância da comunicação na concepção de modelos de tomada de decisão mais democráticos e humanitários. É também uma oportunidade para conscientizar os participantes sobre os impactos decorrentes da formação e propagação de rumores, do excesso, da escassez ou do conflito de informação sobre riscos.
Programação - A oficina contempla palestras sobre temas como: introdução ao Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec); a Defesa Civil e as suas frentes de atuação; a classificação dos desastres quanto à origem, evolução e intensidade; e Defesa Civil e as novas tendências.
Além disso, traz conteúdo técnico sobre introdução à ciência do risco; avaliação objetiva e subjetiva do risco; percepção de riscos de desastres e gerenciamento de riscos de desastres e comunicação de riscos. E, ainda, uma parte prática, quando os participantes fazem a análise dos primeiros passos a ser seguidos para a elaboração de programas e ações de comunicação de riscos.
No total, 21 oficinas já foram realizadas em várias regiões do país. Cerca de 1.000 participantes, entre agentes de defesa civil, corpo de bombeiros, universitários, professores, pesquisadores, profissionais de comunicação, representantes de órgãos de controle ambiental e da sociedade civil organizada (ONGs e Nudecs) já foram capacitados.

Nenhum comentário: