terça-feira, 21 de junho de 2011

Comunicação e Percepção de Risco de Desastres é debatido pela primeira vez no RN


Secretaria Nacional de Defesa Civil, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, promoveu nos dias 16 e 17 de junho, em Natal, a Oficina de Comunicação e Percepção de Risco de Desastres. O evento ocorreu no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do RN e contou com a presença de bombeiros, coordenadores municipais de defesa civil, além de pesquisadores e estudantes da área.

A oficina teve o objetivo de capacitar multiplicadores para a atuação em ações, programas e estratégias que privilegiem a comunicação de riscos como uma ferramenta do gerenciamento de riscos. A partir da troca de informações, impressões, idéias e aplicação de atividades práticas, a oficina teve ainda o propósito de mostrar a importância da comunicação na concepção de modelos de tomada de decisão mais democráticos e humanitários.

As palestras abordaram a aplicação de pesquisa de opinião na área da comunicação e percepção de riscos, a atuação da Defesa Civil na prevenção e na resposta aos desastres e as novas tendências, indicadores nacionais, entre outros assuntos. Na ocasião, também foi discutido temas sobre o Gerenciamento de Riscos de Desastres, definição e classificação dos riscos, mapa de ocorrência de desastres no Estado, Comunicação de riscos, modelos de comunicação de riscos, o papel social dos meios de comunicação de massa e a comunicação de riscos como ferramenta da tomada de decisão.

Para o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli, a primeira Oficina de Comunicação e Percepção de Risco de Desastres ocorrida no Estado do RN superou as expectativas dos organizadores. "Estamos satisfeitos com os resultados obtidos e com os novos conhecimentos adquiridos.
A participação dos bombeiros como também de vários segmentos da sociedade civil organizada fez com que o tema de prevenção de desastres fosse estudado, tecnicamente, pela primeira vez em solo potiguar. Em breve estaremos promovendo outros encontros visando aprimorar os conhecimentos dos agentes de defesa civil e tornar o Rio Grande do Norte em um Estado cada vez mais seguro!", disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli.

No encerramento das atividades, todos os concluintes da oficina receberam certificados de participação da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Nenhum comentário: