quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ações de Defesa Civil são objeto de acordo entre Brasil e Uruguai


Mujica, aperfeiçoará a relação entre esses dois países no que diz respeito às ações defesa civil. A cerimônia de assinatura aconteceu, ontem (30/05), em Montevidéu, capital do Uruguai, e contou com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
O objetivo do acordo é promover a integração fronteiriça entre Brasil e Uruguai, reforçando a política externa brasileira de cooperação no Eixo Sul. Nesse contexto, os países trabalharão em parceria na prevenção e na redução de desastres, bem como no fortalecimento da coordenação bilateral da resposta a situações de possível risco humanitário. Pelo acordo também serão promovidos exercícios conjuntos e intercâmbio de experiências entre técnicos e especialistas governamentais e não-governamentais.
As principais áreas de atuação serão: prevenção de desastres e surtos epidêmicos ou pandêmicos; desenvolvimento de sistemas de alerta e alarme; gestão e prevenção de riscos e catástrofes naturais; resposta a situações humanitárias; reabilitação e reconstrução; capacitação para minimização de desastres; e fortalecimento das instituições dos sistemas nacionais de monitoramento.
No total, foram assinados 16 termos de cooperação bilateral em áreas como: infraestrutura, saúde, educação, cultura, conservação do patrimônio, segurança pública e defesa civil, entre outras. 

Nenhum comentário: