quarta-feira, 11 de maio de 2011

Recife pretende instalar sirenes para avisar do perigo de chuvas intensas nos morros

O prefeito do Recife, João da Costa, realizou mais uma reunião, no final da tarde desta terça-feira (10), com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta do Município. Durante o encontro, que contou com a participação de secretários e coordenadores municipais, o gestor determinou à Secretaria de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras a elaboração de um estudo para a implementação de um sistema de alerta de chuvas para áreas de risco de deslizamentos na Cidade.

O sistema será similar ao que está sendo implantado no Rio de Janeiro, em que sirenes soam quando a chuva, medida por pluviômetros, atinge uma intensidade capaz de provocar deslizamentos de terra. A medida é mais uma iniciativa adotada pela Prefeitura do Recife para trazer mais tranquilidade e segurança à população da capital pernambucana. “Estamos trabalhando 24 horas para garantir a vida das pessoas que vivem em situação de risco nos morros e alagados”, disse o prefeito João da Costa.

BALANÇO - Durante esta terça-feira (10), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou 55 vistorias em diversas áreas da Cidade. Também colocou 12.100 m² em 34 diferentes pontos de risco e realizou 60 atendimentos nas Estações Regionais. Além disso, encaminhou duas famílias para a casa de parentes. Entre as 7h e às 17h, foram registradas 61 solicitações de lonas plásticas, 48 pedidos de vistorias e dez deslizamentos de barreiras (sem vítimas) e o desabamento parcial de um imóvel.

A Codecir informa que as seis Estações Regionais do órgão estão atentas a quaisquer ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura também continua a mobilização para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas. A arrecadação faz parte da Campanha Recife Solidário, lançada na última sexta-feira (06) pelo prefeito João da Costa e está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc).

Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis. Informações pelo 0800.281.0248. As doações podem ser entregues no Geraldão, Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz.

http://www.defesacivil.gov.br/midia/corpo.asp?id=68450

Nenhum comentário: