terça-feira, 11 de setembro de 2012

Defesa Civil: A preservação da vida acima de tudo


A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Distrito Federal tem por missão a preservação da vida. E essa missão tem sido plenamente cumprida onde haja risco de acidentes – construções em qualquer ponto da cidade,  moradias em áreas que possam ser atingidas por enchentes e espetáculos cívicos, culturais ou desportivos, entre outros – mesmo diante de críticas de setores que acreditam que a atuação dessa equipe altamente qualificada possa comprometer interesses colocados acima da segurança das pessoas.

Recentemente, a atuação dos agentes da Defesa Civil contribuiu para garantir o sucesso de dois grandes eventos no DF, onde haviam problemas na parte da estrutura, com desrespeito às normas de segurança, ocasionando risco as pessoas diretamente envolvidas, e não eram poucas,  e ao público de maneira geral. Nos dois casos foram rigorosamente cumpridas as medidas solicitadas por nossos agentes, até porque num dos locais foi necessária a interdição por parte da nossa equipe. 

O trabalho da Defesa Civil é altamente técnico, pois a decisão de liberar ou não uma estrutura, interditar ou não uma casa, pode colocar a vida de várias pessoas em risco, e todos esses procedimentos têm amparo legal. O artigo 2º da Portaria 72, de 8 de maio de 2003, da então Secretaria de Segurança do Distrito Federal, estabeleceu que a expedição de Alvará de Funcionamento para atividades de risco, relacionadas no artigo 1º da mesma portaria condiciona-se à obtenção de parecer favorável dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social e do Detran-DF, elaborado após vistoria técnica efetuada na etapa de consulta prévia, cumprindo o Decreto 17.773, de 24 de outubro de 1996.

Portanto, conte sempre com o trabalho sério e competente da Defesa Civil, que está sempre a serviço da comunidade. Seus agentes, quando convocados a realizar suas atividades o fazem com amor e respeito às pessoas, e ao tomarem uma decisão pode ter a certeza de que foi muito bem embasada, atendendo aos mais rigorosos critérios. Para nós, volto a destacar, a vida humana vem em primeiro lugar, não importa a circunstância. Nossos agentes estão a seu dispor para orientá-lo e fazer o necessário para garantir seu bem-estar. É assim que atuamos.

Paulo Roberto Matos, Secretário de Estado de Defesa Civil do DF

Nenhum comentário: