quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reestruturação do Cenad fortalece a defesa civil brasileira

Brasília (DF) - O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) pertence ao Ministério da Integração Nacional sendo coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Localizado na capital federal, no Setor Policial Sul, com a recente modernização seu espaço físico passou de 70 metros quadrados para 600 metros quadrados.
Com R$ 40 milhões a serem investidos até 2013 pelo governo federal, hoje, o centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por cerca de 70 servidores. Eles trabalham 24 horas por dia, de domingo a domingo, inclusive em feriados. Antes da reestruturação este quadro contava com 15 servidores. Entre as especialidades do novo corpo técnico estão analistas de sistemas, engenheiros, geólogos, meteorologistas, químicos, assistentes sociais, estatísticose analistas em Defesa Civil.
O objetivo do trabalho desenvolvido pela equipe do Cenad é gerenciar informações sobre riscos e desastres, de forma a preparar a população e responder aos desastres ocorridos em todo o território nacional e, eventualmente, também no âmbito internacional. "Nossa missão é reunir em um só lugarespecialistas de diferentes segmentos para proporcionar condições adequadas de segurança aos moradores de áreas de risco, complementando as iniciativas dos governos estaduais e municipais durante momentos de crise", explica Armin Braun, chefe do Cenad.
A atual estrutura conta com equipamentos de ponta, como painel de videowall em LCD, televisores para vídeoconferência interligando até 180 pontos diferentes, monitores com múltiplas funções, sistema de iluminação sensitivo e piso técnico com fácil adaptação de cabeamentos. Estes investimentos, assim como a realização de concurso público para fortalecer a equipe, fazem parte das ações do Ministério da Integração Nacional para modernizar a estrutura do Cenad e torná-lo referência em preparação e resposta a desastres no Brasil.
O centro possui duas frentes de trabalho: "Articulação, estratégia, estruturação e melhoria contínua" e "Ação permanente de monitoramento, alerta, informação, mobilização e resposta". A primeira é responsável pela preparação e resposta a desastres, sendo sua principal atividade a mobilização de profissionais para atendimento às vítimas. Já a segunda frente de trabalho corresponde ao monitoramento constante de informações sobre riscos, com o objetivo de reduzir impactos e preparar a população.
A dinâmica de funcionamento do Cenad consiste no recebimento de informações de diversos órgãos do governo federal responsáveis pela previsão de tempo e temperatura, avaliação de condições geológicas e hidrológicas de áreas de risco, acompanhamento das bacias hidrográficas; controle de queimadas e incêndios florestas; e transporte e armazenamento de produtos perigosos. As informações são avaliadas e processadas pela equipe e, quando detectado o risco de desastres, são encaminhadas aos órgãos de Proteção e Defesa Civil dos Estados e Municípios.
Ressalta-se ainda a atuação do Grupo de Apoio a Desastres (GADE). Por meio destes profissionais, o Cenad contribui efetivamente com o socorro e a assistência à população afetada por desastres. O GADE é formado por equipe técnica multidisciplinar, mobilizável a qualquer tempo por solicitação de estados, municípios e do Distrito Federal.
O Cenad atua em parceria com outros órgãos, entre eles, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem), CPRM - Serviço Geológico do Brasil, IBAMA, Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

http://www.integracao.gov.br

Nenhum comentário: