quinta-feira, 19 de julho de 2012

RN poderá ter central única de Bombeiros, Samu e Defesa Civil

Natal/RN- Na tarde desta quarta feira, 18 de julho, estiveram reunidos no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, em Natal, representantes do Ministério da Saúde, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Samu e Bombeiros para tratar de assuntos relacionados a integração da Central de Regulação Médica do Samu ao Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil do CBMRN (CEGEDC).

A ideia de integrar as duas centrais de emergência (Bombeiros, Samu e Defesa Civil), existentes na região metropolitana, utilizaria inicialmente a estrutura já existente no CIOSP, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), sendo acrescentado, porém, mais centrais de atendimentos, despachos, supervisão e regulação, às logísticas já existentes.

"A integração que propomos virá tornar mais eficiente os serviços de atendimento de urgência a população, não podendo gerar nenhum prejuízo aos serviços já oferecidos pelas instituições atualmente", disse o doutor Luiz Roberto, Diretor do Samu Metropolitano.

De acordo com dados apresentados por Marcos Telles, especialista em tecnologia da empresa Sisgraph, que desde 2001 presta serviços ao Ciosp do RN, a intenção é elevar de 13 para 26 centrais de atendimento ao público tornando a capacidade de atendimento telefônico de emergência do RN semelhante a existente em São Paulo. "Atualmente, a Sisgraph possui 300 clientes em 22 países protegendo mais de 500 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, trabalhamos com projetos de sucesso implantados em 10 Estados e também no Pan Rio 2007. Somos líder mundial no fornecimento de soluções de gestão de ocorrências para centros de emergências e pretendemos expandir as ações aqui no RN", disse Marcos. 

"O nosso trabalho tem como objetivo viabilizar a integração da central de regulação médica do SAMU Metropolitano de Natal ao CGED através do CIOSP utilizando a mesma tecnologia adotada pelo centro, de forma a permitir que a operação de emergência destas corporações trabalhe coordenada e planejada. Assim conseguiremos ampliar os benefícios do investimento realizado pelo Estado quando da criação do CIOSP e aprimorar a utilização de recursos no tocante a gestão de ocorrências de emergência", disse o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN. 

Entre os benefícios da integração estão: a ampliação da qualidade e agilidade do serviço de atendimento a emergências prestado ao cidadão, a integração das operações das referidas corporações em um curto espaço de tempo por se tratar de uma "expansão" tecnológica, ampliação do poder de gestão de ocorrências e regulação médica através de uma ferramenta robusta e em utilização pelo Estado desde 2002, promoção de uma padronização de sistemas de resposta a emergência, integração das operações do SAMU ao CIOSP com vistas a melhor aproveitar os recursos do Estado e a antecipação das integrações estratégicas que contribuirão para o amadurecimento do modelo operacional durante os Grandes Eventos.

Os resultados finais desta reunião serão apresentados no mês de setembro aos representantes do Ministério da Saúde, durante encontro nacional que ocorrerá em Natal. 
http://www.revistaemergencia.com.br

Nenhum comentário: