quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Defesa Civil Nacional estuda parcerias com EUA.


Brasília - Com o objetivo de conhecer experiências bem sucedidas na área de defesa civil e realizar parcerias com foco no aprimoramento de ações preventivas, o secretário nacional de Defesa Civil Humberto Viana viaja aos Estados Unidos para intercâmbio técnico com os principais órgãos do país que atuam na gestão de risco e desastres. O convite foi feito pelo Major General do Exército dos Estados Unidos, Todd T. Semonite.
Na programação, de 27/9 a 4/10, estão agendadas visitas ao Centro de Operações de Emergência de Nova Orleans (EOC); à Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (FEMA), responsável pela gestão de desastres dos furacões Katrina e Rita; e ao Vertedouro Bonnet Carre. Além disso, Viana conhecerá também os principais projetos desenvolvidos pelo Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE).
A troca de experiências com outros países tem sido valorizada na atual gestão. Em abril deste ano, a Secretaria Nacional de Defesa Civil realizou o “I Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Risco e Desastres”. O evento contou com a participação de representantes da Turquia, Itália, México, Colômbia, Holanda e Noruega e ampliou o debate sobre modelos de resposta para emergências, com a discussão de estratégias necessárias à implantação de uma ferramenta gerencial capaz de planejar, organizar, dirigir e controlar operações de resposta a desastres.
Em agosto, a convite do Banco Mundial, uma missão do Ministério da Integração Nacional viajou para a Austrália também com objetivo de troca de experiências entre os países. A defesa civil australiana tem expertise tanto no combate e prevenção a enchentes, como em casos de grandes estiagens. 

www.defesacivil.gov.b

Nenhum comentário: