terça-feira, 13 de setembro de 2011

Caesb orienta a população a economizar água no DF enquanto durar a seca

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), está orientando a população a evitar o desperdício de água na região. Conforme informou a diretoria do órgão por meio de nota, o DF já está há 95 dias sem chuvas. E com isso, o índice de umidade tem atingido, diariamente, níveis próximos de 10% o que contribui para o aumento do consumo de água e, ao mesmo tempo para a diminuição dos níveis das fontes que abastecem os reservatórios do DF.

No entanto, a dica da Caesb para garantir o equilíbrio na distribuição de água e economizar o uso é que os moradores do DF mudem o hábito de consumo. Entre as orientações, está manter as torneiras sempre fechadas, ligar apenas quando for necessário, não lavar calçada de casa com água potável e sempre manter as encanações reguladas, sem escapamento de água, porque pode causar uma perda de dois a sete mil litros de água por dia.

Como economizar
Para se ter uma idéia, um chuveiro gasta de três a seis litros de água por minuto. O banho ideal é de cinco minutos, onde serão gastos apenas 30 litros de água. Ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e só ligue quando for enxaguar a boca. Uma torneira aberta continuamente tem um gasto de 18 litros. Abrindo e fechando durante a escovação você terá um gasto de apenas dois litros.

Na hora de lavar a louça é a mesma coisa. Com a torneira aberta continuamente o gasto é de 240 litros. Abrindo e fechando durante a lavagem, o gasto passa para 70 litros. Lavando as calçadas com mangueira o gasto de água chega a cerca de 120 litros. Recomenda-se não varrer a sujeira com água potável e, ao invés disso, usar a água de lavagem de roupa, por exemplo.

Uma torneira pingando desperdiça 46 litros por dia. Uma torneira fluindo em filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia. Uma torneira correndo normalmente gasta de 8,5 mil a 12,5 mil litros por dia. Uma descarga comum gasta de sete a 10 litros de água. É recomendável sempre manter a válvula de descarga regulada.

Se você perceber paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo ou ruído de escapamento de água, é porque provavelmente existe vazamento na sua instalação hidráulica, que pode causar uma perda de dois a sete mil litros de água por dia.

Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone 115.


Do Correio web.

Nenhum comentário: