terça-feira, 2 de agosto de 2011

Umidade relativa do ar volta a cair e chega a 19% em Brasília.

A umidade relativa do ar em Brasília voltou a cair nesta segunda-feira (1/8). De acordo com a meteorologista Morgana Almeida do Instituto Nacional de Metereologia, a umidade chegou a 19%, por volta das 15h. A mais baixa foi registrada no dia 7 de julho, quando chegou a 16%.

A previsão, pela manhã, era de que o nível mínimo registrado chegasse a 25%. Mesmo com a queda acentuada, Morgana Ameida diz que a situação é climatologicamente normal. “A seca é uma característica normal da região Centro-Oeste. Existe uma massa de ar seco cobrindo a região, que se originou aqui mesmo”, explica.

Para a meteorologista, não há previsão de chuva ou de aumento significativo da umidade relativa do ar durante o mês de agosto. Como a situação pode trazer problemas respiratórios e efeitos indesejáveis na população, Morgana Almeida lembra que é preciso evitar exercícios físicos durante a tarde e beber bastante água durante todo o dia.

Segundo a assessoria da Defesa Civil, o Distrito Federal pode entrar em Estado de Alerta (umidade relativa do ar entre 20% e 12%) se a umidade se mantiver em 19% até quinta-feira. No fim do mês julho, mesmo com a umidade baixa, o DF não entrou em Estado de Alerta ou mesmo de Atenção (umidade relativa do ar entre 30% e 20%) porque uma massa de ar frio se deslocou da região sul para o Centro-Oeste elevando rapidamente os níveis de umidade.

Correio Web.

Nenhum comentário: