sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Manuais da Sedec ajudam na padronização de processos.

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) apresentou, na última quarta-feira (10/08), para as demais secretarias do Ministério da Integração dois produtos desenvolvidos pelo Departamento de Reabilitação e Reconstrução (DRR): Manual de Análise de Projetos e Caderno de Orientações para o proponente.

A iniciativa pioneira fez parte do Projeto Consenso, desenvolvido pelo DRR, que tem como objetivo trazer maior celeridade na análise dos processos, com a criação de uma normatização única e critérios objetivos, e orientar o proponente na elaboração do plano de trabalho e na apresentação de seus projetos. A intenção é compartilhar o sucesso desta experiência dentro da proposta de uniformização de procedimentos no âmbito do Ministério.

Para desenvolvimento dos produtos, a equipe do DRR consultou outros órgãos da Administração Pública que desenvolvem atividades semelhantes”, explicou a coordenadora do DRR, Rosilene Cavalcante. Ela ressaltou ainda que a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) também foram consultados.

Também já está em uso, pela Sedec, o Sistema de Gestão de Análises (SiGA). Nele, os técnicos registram em tempo real suas análises sobre cada documento solicitado no caderno de orientações, gerando automaticamente um check-list comentado, que é encaminhado ao proponente. O aplicativo também minuta os pareceres de cada etapa de aprovação, a partir das informações registradas pelo técnico no sistema. “Aliado ao desenvolvimento do Siga, o fluxo interno no DRR foi reorganizado, otimizando o emprego dos recursos humanos disponíveis”, ressaltou o analista de infraestrutura, Ricardo Silva.

O sistema fornece ainda informações gerenciais à gestão do departamento, que possibilitam avaliar desempenhos, indicar prioridades e equalizar a distribuição de processos entre os analistas responsáveis pela apreciação dos projetos.



http://www.defesacivil.gov.br

Nenhum comentário: