quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Comissão de Defesa Civil realiza audiência em Recife.


A Comissão Especial de Defesa Civil do Senado realizou, ontem, audiência pública em Recife com representantes dos nove estados da região Nordeste. Prevenção, investimentos no setor e carreira profissional foram alguns temas tratados no encontro.
O senador Jorge Viana (PT-AC), presidente da comissão, ressaltou a importância de uma mudança de cultura para trazer o foco para a prevenção dos acidentes. Na hora de lidar com o desastre natural, a defesa civil ganha importância para o país, mas, passada a crise, perde seu destaque, lamentou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, defendeu a necessidade de melhorar os mecanismos de ação lembrando os deslizamentos nas matas norte e sul de Pernambuco em decorrência das chuvas de 2010 e 2011.
Já o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, alertou para a necessidade de reformas na legislação que facilitem a liberação de recursos para o setor.
Para o relator da comissão, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), as propostas apresentadas em Recife trouxeram novidades.
— Podemos destacar a ideia de um incentivo fiscal para pessoas físicas ou jurídicas que investirem na defesa civil, além do investimento na carreira do profissional dessa área — ­afirmou.
O encontro encerrou um ciclo de debates que visa colher propostas e demandas nas cinco regiões brasileiras. Algumas ideias já têm consenso entre os senadores: alterar o foco das ações de defesa civil para a prevenção, preparar melhor as equipes, fortalecer as estruturas de defesa civil em estados e municípios e criar uma força nacional de defesa civil para auxílio emergencial.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: