terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasil busca parcerias com Austrália para enfrentar desastres naturais


Canberra – Uma comitiva do Ministério da Integração Nacional, liderada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, se reuniu nesta terça-feira (23/8), em Canberra, na Austrália, com representantes de entidades privadas e públicas. Quatro temas principais foram abordados: defesa civil, gestão de águas, irrigação e desenvolvimento regional.
No encontro realizado na Agência Nacional de Emergência da Austrália o objetivo foi verificar de perto a atuação do sistema de gestão de riscos e desastres no país, com foco na reconstrução e recuperação de cenários, prevenção, mitigação e redução de riscos. A Austrália enfrentou no começo deste ano enchentes que causaram fortes estragos.
Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, é grande a possibilidade de futuras parcerias entre o governo brasileiro e australiano para enfrentamento e prevenção de inundações, secas e outros desastres naturais.
Gestão de águas - A viagem à Austrália, que termina na sexta-feira, servirá também para estudar novas colaborações no campo da infraestrutura hídrica, principalmente na integração do Rio São Francisco, uma obra de 700 km e que vai beneficiar 12 milhões de pessoas que vivem no semi-árido nordestino.
“É uma oportunidade para conhecer a legislação de água da Austrália, as experiências e o funcionamento de mercado de água no país, que, assim como o nosso, enfrenta diversos desafios”, disse o secretário de Infraestrutura Hídrica Augusto Wagner, após reunião na National Water Comission, formada por representantes da sociedade, academia e do governo australiano.
A agenda incluiu ainda um encontro com a equipe do Departamento de Sustentabilidade, Água, População e Comunidades da Austrália.
Desenvolvimento Regional - A comitiva do Ministério da Integração foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento Regional da Austrália, Simon Crean. “Foi um encontro bastante produtivo, com uma ampla apresentação sobre os desafios regionais da Austrália, tendo em vista suas dimensões continentais e grande extensão continental, onde também há certo desequilíbrio econômico, apesar da elevada posição na área social – é a 2ª melhor qualidade de vida do mundo”, analisou o ministro Fernando Bezerra Coelho.
Irrigação - Na segunda-feira (22/8), em Sydney, ocorreu uma reunião com o “Allen and Overy”, um dos maiores escritórios de advocacia no mundo, com presença em todos os continentes. “Foi apresentada uma visão geral das parcerias público-privadas australianas, com foco especial no setor de infraestrutura e irrigação”, conta o secretário nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues.

Nenhum comentário: