sexta-feira, 22 de julho de 2011

Secretário Nacional de Defesa Civil visita obras contra enchentes em Pernambuco


Com o objetivo de acompanhar os projetos de obras de drenagem para contenção de enchentes e alagamentos, financiadas pelo Ministério da Integração, o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana visitou, nesta manhã (22/08), o município de Jaboatão dos Guararapes (PE).
Na ocasião, Viana conheceu os canais da Garapeira e do Rio das Velhas e ainda o Alto da Macaíba, em Cavaleiro. Antes da inspeção, Viana participou de reunião com o com o prefeito em exercício, Edir Peres, na sede da prefeitura.
"A visita é importante para que possamos acompanhar de perto os projetos do município e agilizar as ações necessárias. A inspeção in loco nos possibilita verificar se o objeto em execução está adequado ao proposto inicialmente no projeto", explicou o secretário. Viana acrescentou ainda que os projetos passarão por uma análise técnica e serão encaminhados para a tomada de decisões.
Desde a última quarta-feira (20/07), Humberto Viana está em Recife, onde se reuniu com representantes da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e do Governo do Estado para tratar de assuntos relativos às ações de defesa civil, em desenvolvimento no Estado, além de prestar apoio e traçar estratégias para ações emergenciais e de prevenção.
“Estamos aguardando o levantamento dos prejuízos causados pelas chuvas para dimensionarmos a tipo de apoio que vamos oferecer”, afirmou.
Chuvas no Nordeste
As fortes chuvas que atingiram os Estados da Paraíba e Pernambuco causaram deslizamentos de terra, inundações bruscas e alagamentos. Os dois estados registraram, nos últimos dias, volumes pluviométricos elevados. Segundos dados fornecidos pela Codecipe, 12 municípios foram afetados, totalizando 1.460 desabrigados e 2.980 desalojados. Já no Estado da Paraíba, de acordo com informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/PB), 42 municípios foram afetados, totalizando 1.241 desabrigados e 13.654 desalojados.
Apoio a Paraíba
A pedido da Cedec/PB, a Secretaria Nacional de Defesa Civil disponibilizou 10.000 (dez mil) cestas básicas para atendimento à população afetada e 150 barracas para abrigo provisório. Quanto aos recursos financeiros foram disponibilizados R$ 5.000.000,00 para ações de socorro e assistência às vítimas do desastre e R$ 27.000.000,00 para ações de reconstrução. Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foi mobilizada para auxiliar o estado na gestão do desastre, com o objetivo de reduzir a ocorrência de danos e prejuízos.

Nenhum comentário: