sexta-feira, 27 de maio de 2011

Simulados de desastres terão últimos detalhes definidos nesta sexta-feira


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração Nacionalcoordena, nesta sexta-feira (27), as reuniões de finalização dos preparativos para os simulados de desastres que serão realizados no sábado (28), em comunidades dos municípios de Maceió (AL), Recife (PE) e Salvador (BA). A checagem dos detalhes será feita por técnicos da Sedec e membros das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil envolvidas no simulado.

O evento ocorrerá de forma simultânea, entre 8h e 12h, e tem o objetivo de capacitar as comunidades residentes em áreas de risco para atuar preventivamente em situação de desastre, além de consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alerta e alarme.

“Treinar a comunidade é um papel fundamental a ser exercido, e temos de fazer isso usando a educação como ferramenta, já que a cultura brasileira tende a esperar os desastres acontecerem para depois se mobilizar”, explica o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana. Segundo ele, é necessário inverter essa lógica, “porque não se faz defesa civil somente com ações de operadores e de técnicos. Os três níveis de governo têm de participar, assim como os acadêmicos e a população como um todo”.

Humberto Viana explica ainda que o mais importante em um desastre é salvar vidas e que o preparo da população, por meio de treinamentos, é fundamental no processo. “Com o fenômeno da mudança climática e, consequentemente a isso, com os episódios climáticos que vão acontecer, o melhor caminho é nos prepararmos para enfrentá-los em qualquer lugar do país”.

Etapas

A ação nas três capitais nordestinas atingirá cerca de 200 pessoas em cada cidade e será organizada em quatro etapas. A primeira se dará por meio do alerta emitido, aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Sedec. O sinal apontará a ocorrência de fortes chuvas, com riscos de deslizamentos de terras nas referidas comunidades.

A segunda etapa envolverá diretamente as defesas civis locais, que irão disparar o alarme aos moradores das áreas vulneráveis, via SMS, carros de som e líderes comunitários.

O terceiro passo será caracterizado pela evacuação das comunidades: por meio de rotas de fuga, devidamente traçadas pelas defesas civis, os moradores deixarão suas casas em direção a pontos específicos, de onde serão levados, por ônibus, a abrigos.

Por fim, uma vez abrigados, passarão por cadastramento e receberão orientações para uma melhor convivência nestes espaços.

Além de treinar as comunidades, segundo a Sedec, permitirão avaliar o preparo das coordenadorias estaduais e municipais, o grau de envolvimento da população em situações de riscos de desastres e a eficiência dos sistemas de cadastramento.

O evento conta com o apoio logístico e técnico das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil de Alagoas, Bahia e Pernambuco e do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).

Terá ainda a participação da polícia militar, corpo de bombeiros, guardas de trânsito, sociedades civis organizada (Núcleos Comunitários de Defesa Civil – Nudec) e integrantes das coordenadorias de várias regiões do Nordeste.

Nenhum comentário: