segunda-feira, 23 de maio de 2011

Simulados de preparação para desastres acontecem no próximo sábado

Brasília – Os Estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco serão palco no próximo sábado (28/05) dos primeiros exercícios simulados de preparação para desastres promovidos pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

O treinamento, que será realizado de forma simultânea nas comunidades do Sargento, em Recife (PE), Vale do Reginaldo, em Maceió (AL) e Loteamento Bosque Real, em Salvador (BA), consistirá de quatro etapas distintas, entre 8h e 12h da manhã, e envolverá cerca de 200 pessoas em cada uma das localidades. 

A série de situações será iniciada com um alerta de chuvas fortes emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Sedec, para os órgãos estaduais e municipais de defesa civil, que acionarão os alarmes nas “áreas vulneráveis”, por meio de carros de som, SMS e líderes comunitários.

O passo seguinte será a evacuação das localidades, com a retirada dos moradores pelas rotas de fuga previamente traçadas pelas respectivas defesas civis. Já nos abrigos os participantes do treinamento passam pela última fase do simulado, que são o cadastramento e as orientações para uma boa convivência no ambiente coletivo.

O que se pretende com o simulado, além de capacitar os residentes em áreas de risco, é consolidar procedimentos e conteúdos para a criação de um sistema permanente de monitoramento, alertas e alarmes para as situações de riscos e desastres.

Participarão do exercício membros da polícia militar, do corpo de bombeiros, guardas de trânsito e sociedade civil organizada (Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). 

O apoio logístico e técnico será dado pelas Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil de Alagoas, Bahia e Pernambuco e pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC).

Nenhum comentário: