terça-feira, 30 de agosto de 2011

Defesa Civil: Gade participa de simulado de acidente nuclear em Angra (RJ).


Brasília - Representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), ligada ao Ministério da Integração Nacional, participarão nos dias 31/08 e 1/09 do “Exercício Simulado - Plano de Emergência das Usinas Nucleares”, em Angra dos Reis (RJ), realizado em conjunto com outros ministérios.

Para auxiliar na execução do evento, a Sedec mobilizou seis integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade): Armin Braun, chefe do Cenad, Maj. Euclésio (RS), Maj. George (AC), Cap. Anderson (MG) e Cap. Pinheiro (PR).

Um integrante ficará no Centro de Coordenação e Controle de uma Situação de Emergência Nuclear (Ccen), no 10º GBM, em Angra dos Reis/RJ e um no Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen). Os demais participarão do roteiro da Eletronuclear como observadores. Haverá ainda participação de técnicos no Centro Nacional de Gerenciamento de Emergência Nuclear (Cenagen) para coordenação federal das ações estaduais e municipais nas 48 horas do Exercício.

A Sedec contribuiu ainda com o empréstimo de equipamentos de videoconferência para os Centros de Emergência do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), que serão ativados no exercício. Esses equipamentos permitirão o trabalho cooperativo e articulado, nos âmbitos federal, estadual e municipal, por meio do compartilhamento de informações e materiais de trabalho, sem a necessidade de locomoção.

“Esta será uma grande oportunidade para que a Sedec demonstre sua crescente atuação na área nuclear e uma importante ação para a preparação e fortalecimento do Gade nessa área”, afirmou o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armim Braun.

Entenda o exercício 


Organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o evento terá como cenário a simulação de um acidente em Angra 2 e, mesmo baseado em uma situação fictícia, envolverá entidades civis e militares; e a população da região.

O quadro simulado inclui o risco de liberação de radiação para o meio ambiente e a decretação de situação de emergência. Parte dos residentes em um raio de cinco quilômetros em torno das usinas, incluindo habitantes das ilhas, será removida e abrigada em escolas estaduais, municipais e no Colégio Naval de Angra dos Reis. Eles foram convidados e participarão voluntariamente do exercício.

Exército, Marinha e Aeronáutica mobilizarão aeronaves, embarcações e veículos terrestres. Integrantes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária organizarão o deslocamento de automóveis e pedestres. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e unidades hospitalares auxiliarão no atendimento à população. Profissionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), ficarão de prontidão para medir a radioatividade na região e monitorar pessoas que possam ter recebido doses de radiação.

Preparar para prevenir.

O entrevistado desta semana na AGÊNCIA BRASÍLIA é o primeiro secretário da Defesa Civil da história do DF, Paulo Roberto Matos. Ele resume o trabalho do órgão em uma palavra: prevenção!




  • Foto

    Secretário de Defesa Civil Paulo Matos, Foto: Mary Leal.



    A AGÊNCIA BRASÍLIA entrevista esta semana o secretário da Defesa Civil do Distrito Federal, Paulo Roberto Matos, que conversa conosco sobre a nova pasta, criada no início do governo Agnelo Queiroz e que atua pela primeira vez com status e independência de secretaria.


    Servidor aposentado do Banco do Brasil, Paulo Matos, 62 anos, veio do Rio de Janeiro para o Distrito Federal em 1980. A ideia de criar a pasta da Defesa Civil foi do próprio secretário Paulo Matos, antes mesmo de saber que seu nome seria o escolhido pelo governador Agnelo Queiroz. 


    Como surgiu o convite para assumir a Defesa Civil, que até então ainda não era secretaria?

    Foi quando nós estávamos conversando com o já eleito e ainda não empossado governador Agnelo Queiroz, no período de transição entre outubro e dezembro de 2010. Sugerimos, desde o início, a criação da Secretaria de Defesa Civil, que era uma subsecretaria ligada à Segurança Pública. No final da transição o governador transformou a Defesa Civil em secretaria e pediu que eu fosse o secretário e o coronel Ribeiro [Luiz Carlos Ribeiro da Silva, do Corpo de Bombeiros], o adjunto. 


    Como foi montado o quadro nos primeiros meses, já que a Defesa Civil não tinha estrutura própria?

    O mesmo quadro que compunha a subsecretaria foi aproveitado para formar a secretaria, e vem até hoje. Agora, com a reestruturação, deverá passar de 24 pessoas para 75, sendo composta por três subsecretarias e uma UAG [Unidade de Administração Geral].


    Como é o funcionamento da secretaria?

    Ela é voltada para a formação dos cidadãos, do Estado e de seus servidores. Defesa Civil é muito mais prevenção do que a ação depois que acontece. O que podemos fazer é investir em treinamento. Precisamos criar uma área de formação e informação dentro da secretaria, agregada com os bombeiros e com todo esse pessoal que conhece a área para ensinar à população o que é a Defesa Civil. 


    Como é feito o controle e a prevenção das áreas de risco?

    Neste período de transição e transformação da subsecretaria em secretaria, o trabalho de prevenção não ocorreu da forma como desejávamos. Usamos nossos levantamentos prévios e agimos para resolver o problema mais crucial, que era a Vila Rabelo, que estava caindo. Ainda não está resolvido totalmente, mas já não é aquela tragédia que estava lá antes.


    Quais os principais problemas encontrados no DF?


    Os maiores são erosões. Na Vila Rabelo, há casas próximas a barracos. Na Estrutural, temos casas em situação de risco. Outro problema é a seca, que em determinados momentos faz a umidade cair para 12%, 10%, e que muitas vezes é mais seco que no Deserto do Saara. Mas, graças a Deus, é um período muito curto. Então, nesse momento, o maior problema é a seca, que com uma ponta de cigarro, que se joga fora, incendeia a vegetação.





    Como o DF está se preparando para a estação das chuvas?

    Vamos começar uma campanha de limpeza da cidade, desde telhados, bueiros até as ruas. As folhas das árvores que caem vão parar nos bueiros, por isso temos que limpar e preparar a cidade para as chuvas que vêm, provavelmente em outubro. Nosso trabalho também passará pela mídia, que tem um papel fundamental: informar a população. Nós temos que orientar a população, para que ela saiba o que fazer e nessa hora a mídia é crucial à prevenção. Não adianta chegar a um lugar alagado, temos que evitar chegar naquele ponto.


    Como é a relação com o Corpo de Bombeiros Militar do DF?

    O Bombeiro vai na hora do sinistro para resolvê-lo, como no caso de um incêndio. Já a Defesa Civil vai para coordenar a área ao redor. Em todo o Brasil ela é identificada com o governo. Quando eu vou a reuniões com representantes de outros estados, digo o seguinte: ‘eu sou, talvez, o único não militar secretário de Defesa Civil. No Brasil existem apenas quatro secretarias de Estado de Defesa Civil. O resto são coordenadorias, diretorias e subsecretarias, no país talvez eu seja o único civil, os demais são quase todos bombeiros e alguns policiais militares.
    Na realidade a Defesa Civil não é necessariamente do corpo militar, mas é uma tradição no Brasil ser ligada ao Corpo de Bombeiros. Então, não tem como não trabalhar afinado com ele, no caso de Brasília. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Márcio Matos, é uma pessoa que conheci há oito meses e houve entre nós uma empatia fabulosa. É fantástica a relação da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros. Eu só tenho a elogiá-lo, porque sempre que solicita foi e é parceiro. E tem que ser dessa forma, já que o governo é um só e nós temos que prestar serviços ao cidadão brasileiro.


    Como atua a Defesa Civil no momento de crise?

    O princípio básico da Defesa Civil é, na hora do sinistro, a coordenação. Ela coordena as áreas que estão envolvidas para resolver a crise. Se precisar dos bombeiros, da Secretaria de Saúde, da Polícia Militar, do que precisar a coordenação está com a Defesa Civil.  Porque se você apenas colocar todos eles trabalhando vai faltar uma coordenação e a Defesa é o governador ali. Depois que o evento termina ai cada um fica responsável por sua parte. 


    Como a população pode ajudar?

    É comum haver ocupações irregulares que ocasionem uma série de consequências para a natureza, já que não houve estudo posterior do meio ambiente. Para se criar uma cidade é preciso se fazer todo um estudo, naquele caso (das áreas de risco) a população simplesmente foi para lá. Para onde a população invasora vai? Para onde ninguém está, onde ficam as áreas mais perigosas: beira de rio, precipício, local onde há erosão e morros. As pessoas vão para lá, porque ninguém quer ir. O que a população poderia fazer é não ir para esses locais, porque normalmente há algum problema, que vai ocasionar uma tragédia lá na frente. Por isso é tão importante preparar a população.


    Como seria a atuação da Secretaria em conjunto com o cidadão?

    Não temos como cuidar de tudo, mas quem melhor para saber quando há um problema? Eu aqui no gabinete ou o cidadão que mora lá em Ceilândia, no Plano Piloto, e que está vendo a coisa que está para acontecer lá na sua rua ou na quadra onde ele mora? Por isso temos que preparar esse cidadão, para que ele detecte a possibilidade de um sinistro e chame o Estado para que resolva. É claro que em três ou quatro anos não será possível treinar todo mundo, mas temos que treinar o maior número possível de pessoas.


    Como o senhor analisa o comportamento do brasileiro em meio a uma situação de emergência ou de risco?

    Tem que haver uma quebra de paradigma. Mudar a cultura de um povo. Nós não somos de prevenção, de formação, só resolvemos os problemas depois que eles acontecem e a gente tem que se preocupar antes de acontecer. Se você tem um carro tem que fazer manutenção nele, se você tem uma casa tem que mantê-la limpa se não ela vai se deteriorando. A Defesa Civil é isso. É prevenção e informação.


    Em abril a Secretaria realizou o 1º Encontro de Voluntários do DF. Quais foram os resultados obtidos com o evento?

    Primeiro: nós mobilizamos a comunidade. Ela é participativa, mas precisa de um estimulo do Estado. Sozinha, ela pode ir por um caminho que às vezes não é o correto. Então, a função do Estado é mobilizar a comunidade para que ela possa atuar.
    Quando prepararmos as pessoas para as ideias da Defesa Civil teremos em cada administração um representante e isso não gera despesa, não é cargo comissionado. Ele é um representante trabalhando em prol da Defesa Civil e para a comunidade da região onde mora.
    Quando tivermos um coordenador treinado pela Defesa Civil em cada quadra, e chegarmos ao ponto ter um líder comunitário, ou um prefeito de quadra, como há no Plano Piloto, sob a ótica da Defesa Civil seria um trabalho maravilhoso. Inclusive, nós já estamos fazendo contato com todas as administrações. Isso é bom para o Estado, bom para a Secretaria, para a administração e excelente para a comunidade.




    O que o senhor pretende deixar de legado ao final de 2014?

    Eu repito: minha grande meta é que nunca mais deixe de existir a Defesa Civil como Secretaria do Distrito Federal. Qualquer que seja o governador que venha depois do governador Agnelo Queiroz seja obrigado a nomear o secretário de Defesa Civil. Se eu conseguir fazer com que nunca mais ela deixe de existir enquanto secretaria eu terei atingido um dos meus principais objetivos. Essa é uma área que eu não conhecia e que eu me apaixonei e que, hoje, acredito que é fundamental existir enquanto secretaria e ministério. O país precisa ter um Ministério de Defesa Civil.


    Agencia Brasília.


sábado, 27 de agosto de 2011

Defesa Civil visita Parque de Diversão para criar Normas Técnicas de Segurança .


A Defesa Civil do DF em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e o Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do DF (CREA-DF). Estiveram hoje (26/08), visitando o Parque de Diversão Ibiza montado na Festa do Morango em Brazlândia. O objetivo da visita foi verificar e buscar subsídios para criação de normas técnicas para os Parques de Diversões no âmbito do Distrito Federal. Serão normas provisórias enquanto o Projeto de Lei não sai.  
As normas técnicas serão criadas para minimizar os riscos, buscando a integridade física e a segurança dos usuários. Por conta da ausência de lei, sempre que ocorre algum incidente ou acidente envolvendo os parques, por exemplo, eles têm as estruturas fechadas, interditadas pelo Estado.  A previsão para conclusão das normas provisórias está prevista para o dia primeiro de setembro.
Durante a vistoria ao parque, os técnicos fizeram vários testes e encontraram detalhes que necessitavam de reparos. “Hoje estamos em campo buscando informações para aperfeiçoar e aplicá-las nas normas provisórias e posteriormente no Projeto de Lei”, afirmou o Major Rogério da Defesa Civil.
O Brasil não possui uma lei que obrigue os parques a se adequarem a determinadas exigências. O que existe hoje são adapatações de normas européis e americanas, além disso, um documento de 300 páginas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) juntamente com a Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversões no Brasil), porém essa norma se limita a estabelecer requisitos de segurança para projeto, fabricação, instalação, montagem e operação dos equipamentos. De acordo com o major Rogério da Defesa Civil “essas normas provisória e o Projeto de Lei poderão servir de referência para todo o brasil”.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fim de semana tem previsão de calor e baixa umidade relativa do ar .

A baixa umidade relativa do ar continua nesta sexta-feira (26/8) e pode atingir os 25%. A previsão é de dia claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura deve variar entre 17ºC e 29ºC, nas horas mais quentes do dia.

Ainda não há previsão de chuvas para a cidade nos próximos dia, apenas para a segunda quinzena de setembro. A previsão é de que o fim de semana mantenha a mesma média de temperaturas e de umidade registrados nesta semana.



Correio Web.

HISTÓRICO DE NEGLIGÊNCIA


"Após notícia de que a Defesa Civil vai elaborar normas de segurança para a instalação de parques de diversão no Distrito Federal, jornalista Cláudio Humberto comenta: “antes o GDF precisaria reescrever a sua história de negligência com relação aos nossos parquinhos - e que não é coisa do atual governo. Como criança não vota, embora os seus pais votem, os governos negligenciam muito esse aspecto. Eu acho que é muito válida essa de regulamentar a instalação dos parques de diversão, mas podiam aproveitar o embalo e recuperar os parquinhos das crianças que estão estragados em todo o DF”.

Jornalista Claudio Humberto.

Nota à imprensa.


Com o intuito de aumentar o rigor na fiscalização e emissão de alvarás para parques de diversão, o secretário de Estado de Defesa Civil, Paulo Roberto Matos, solicitou a criação de um grupo de trabalho para elaboração de normas e procedimentos para garantir a total segurança dos visitantes e profissionais.
Integram o grupo os seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do DF (Crea/DF) e representantes dos parques.
A fim de verificar as necessidades específicas de cada parque, a Defesa Civil convida toda a imprensa para fazer uma visita ao parque de diversão que está localizado na 16ª Festa do Morango em Brazlândia, nesta sexta-feira, 26, às 14h.
Local de partida: Subsecretaria de Defesa Civil (QNM 18 – área especial S/Nº)
Horário: 14h
Contato: (61) 3581-4353/7812-9376 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mensagem do secretário para o dia do Soldado.


Soldados, o espírito dos senhores é infinito, o que torna difícil a tarefa de tentar, descrever a extensão moral, as nobrezas de alma e valor íntegro de caráter, de cidadãos tão ativos. Em cumprimento de vossas missões juraram colocarem-se em segundo plano, doando até mesmo suas vidas para que o bem-estar, a ordem e a paz sejam sempre em primeiro lugar a sua missão. Parabéns pelo seu dia.

Secretário de Estado de Defesa Civil, Paulo Roberto Matos.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasil busca parcerias com Austrália para enfrentar desastres naturais


Canberra – Uma comitiva do Ministério da Integração Nacional, liderada pelo ministro Fernando Bezerra Coelho, se reuniu nesta terça-feira (23/8), em Canberra, na Austrália, com representantes de entidades privadas e públicas. Quatro temas principais foram abordados: defesa civil, gestão de águas, irrigação e desenvolvimento regional.
No encontro realizado na Agência Nacional de Emergência da Austrália o objetivo foi verificar de perto a atuação do sistema de gestão de riscos e desastres no país, com foco na reconstrução e recuperação de cenários, prevenção, mitigação e redução de riscos. A Austrália enfrentou no começo deste ano enchentes que causaram fortes estragos.
Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, é grande a possibilidade de futuras parcerias entre o governo brasileiro e australiano para enfrentamento e prevenção de inundações, secas e outros desastres naturais.
Gestão de águas - A viagem à Austrália, que termina na sexta-feira, servirá também para estudar novas colaborações no campo da infraestrutura hídrica, principalmente na integração do Rio São Francisco, uma obra de 700 km e que vai beneficiar 12 milhões de pessoas que vivem no semi-árido nordestino.
“É uma oportunidade para conhecer a legislação de água da Austrália, as experiências e o funcionamento de mercado de água no país, que, assim como o nosso, enfrenta diversos desafios”, disse o secretário de Infraestrutura Hídrica Augusto Wagner, após reunião na National Water Comission, formada por representantes da sociedade, academia e do governo australiano.
A agenda incluiu ainda um encontro com a equipe do Departamento de Sustentabilidade, Água, População e Comunidades da Austrália.
Desenvolvimento Regional - A comitiva do Ministério da Integração foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento Regional da Austrália, Simon Crean. “Foi um encontro bastante produtivo, com uma ampla apresentação sobre os desafios regionais da Austrália, tendo em vista suas dimensões continentais e grande extensão continental, onde também há certo desequilíbrio econômico, apesar da elevada posição na área social – é a 2ª melhor qualidade de vida do mundo”, analisou o ministro Fernando Bezerra Coelho.
Irrigação - Na segunda-feira (22/8), em Sydney, ocorreu uma reunião com o “Allen and Overy”, um dos maiores escritórios de advocacia no mundo, com presença em todos os continentes. “Foi apresentada uma visão geral das parcerias público-privadas australianas, com foco especial no setor de infraestrutura e irrigação”, conta o secretário nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues.

Equipamentos vão acompanhar alternâncias da temperatura e da umidade.


O Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade de Brasília (UnB) vai acompanhar com mais precisão as alternâncias de temperatura e umidade relativa do ar no Distrito Federal. Pesquisadores do centro instalaram quatro miniabrigos meteorológicos com equipamentos para aferir as condições do tempo no campus Darcy Ribeiro, no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. 


A inovação coincide com os registros dos dias mais secos da história da capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar teve a mínima de 30% ontem. No início da última semana, nas proximidades do Eixo Monumental, caiu a 10%, a umidade mais baixa desde 2004. Durante toda a semana, ficou abaixo dos 30%.


Jornal de Brasília.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aviso Metereológico (12h) - INMET

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em apoio ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulga o seguinte Aviso Meteorológico às Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedecs).
Amanhã, terça-feira (23/08/2011), as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, em áreas isoladas no Leste e Norte de Santa Catarina e no Leste e Norte do Paraná.
Entre hoje, dia 22/08/2011 (segunda-feira) e dia 26/08/2011 (sexta-feira), as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar ( abaixo de 30%) em Rondônia, Mato Grosso, Sul do Pará e do Maranhão, centro e sul do Piauí, centro e oeste da Bahia, no Tocantins, Goiás, Distrito Federal, noroeste e Triângulo Mineiro de Minas Gerais.
Seção de Previsão do Tempo (SEPRE) - Brasília/DF
Centro de Análise e Previsão do Tempo (CAPRE)
Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Fone: (61-2102-4700) Fax: (61-2102-4701)
http://www.inmet.gov.br

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aviso Metereológico (15h) - INME



Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em apoio ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulga o seguinte Aviso Meteorológico às Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedecs).
Amanhã, sábado (20/08), as condições meteorológicas são favoráveis:
• A Queda de neve nas serras gaúchas e catarinenses;
• Ao declínio acentuado na temperatura do ar no triângulo e sul de Minas Gerais;
• A ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar ( em torno dos 20%) no leste e norte de Goiás, Distrito Federal, norte e noroeste de Minas Gerais, Tocantins e no nordeste do Mato Grosso;
• A ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar ( abaixo de 30%) no centro de Minas Gerais, centro e oeste da Bahia, centro e sul dos estados do Maranhão e Piauí e no sul do Pará.
No domingo (21/08), as condições meteorológicas são favoráveis:
• À Formação de geada no Rio Grande do Sul, oeste, meio-oeste e Planalto Sul de Santa Catarina
• Ao declínio acentuado na temperatura do ar em Minas Gerais (exceto no noroeste do estado);
• A ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar ( em torno dos 20%) no Tocantins e no norte de Goiás;
• A ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar ( abaixo de 30%) no noroeste de Minas Gerais, leste de Goiás, Distrito Federal, centro e oeste da Bahia, centro e sul dos estados do Maranhão e Piauí e no sul do Pará.
Na segunda-feira (dia 22/08), as condições meteorológicas são favoráveis à
formação de geada no Rio Grande do Sul.
CAPRE/INMET

Defesa Civil: Cartão de Pagamento será testado em cinco estados.



A Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, definiu os estados e as cidades onde será testado o Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC). O cartão será entregue nos próximos dias ao governo do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco e Santa Catarina – estados que nesta época do ano enfrentam desastres naturais.

Participarão também deste projeto piloto 25 municípios. Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e Teresópolis, no Rio de Janeiro. Blumenau, Brusque, Gaspar, Itajaí e Rio de Sul, em Santa Catarina. Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Igrejinha e Taquara, no Rio Grande do Sul. Campestre, Muricy, Quebrangulo, São José da Lage e União dos Palmares, em Alagoas. Água Preta, Barreiros, Catende, Maraial e Palmares, em Pernambuco.

O cartão, desenvolvido em parceria com Banco do Brasil e Controladoria Geral da União (CGU), tem como objetivo dar mais agilidade e transparência aos gastos de recursos liberados pela União para ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais.

O uso do Cartão de Pagamento de Defesa Civil foi regulamentado nesta sexta-feira (19/08), por meio da Portaria nº 607 publicada no Diário Oficial da União. Os gastos, feitos pelas prefeituras e governos estaduais, serão detalhados no Portal da Transparência da CGU(www.portaltransparencia.gov.br). O Ministério da Integração Nacional pretende estender o benefício a todas as cidades do Brasil ainda neste ano.

http://www.defesacivil.gov.br

Brasília terá dia nublado e umidade pode variar entre 50% e 15%

Do Correio Web.


A previsão do tempo para esta sexta-feira (19/8) é de um dia nublado à parcialmente nublado com nevoa seca. Este clima é devido a uma massa de ar seco e frio que cobre a região Centro-Oeste. Por isso, a umidade hoje deve variar entre 50% e 15%. Às 3h chegou a 45%. Ás 8h20 a umidade relativa do ar era de 32%

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima de hoje deve alcançar 29ºC. A mínima foi de 16°C por volta de 5h.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Feira de Ciências e Tecnologias de Ceilândia aborda a preservação do planeta.


Encontro apresentará a percepção dos fenômenos ambientais que ocorrem no mundo
Dando ênfase às questões ambientais, a Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia acaba de anunciar a 3ª Feira de Ciências e Tecnologias – Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.  O evento, aberto ao público em geral, acontecerá nas dependências do SESC de Ceilândia, no dia 25 de agosto, entre 9 e 18 horas.
Tema que convida à responsabilidade social, ultrapassando os muros das escolas, a preservação ambiental tem motivado em especial aos estudantes da rede a sugerir soluções viáveis nos grandes centros urbanos.
A feira, que terá também apresentações culturais, traz como objetivos o fomento  à capacidade inventiva e investigadora e  às atividades de iniciação científica, por meio da elaboração e execução de experiências.
O trabalho pedagógico em ações  multidisciplinares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio também terão um espaço no encontro.
Dentre os expositores convidados para a 3ª Feira de Ciências e Tecnologias – Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos, estão  a Agência Espacial Brasileira, a Escola da Natureza, as Universidades Católica e de Brasília e o SESC, com a Sala de Ciências.
Serviço
3ª Feira de Ciências e Tecnologias – Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos
Local: SESC - QNM 15 - Módulo D – Ceilândia Sul
Coordenação: Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia

Defesa Civil e Bombeiros, discutem segurança em parques de diversões.


  O deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB na Câmara Legislativa, coordenou uma reunião, solicitada por ele junto ao Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, na manhã desta quinta-feira (18), no quartel central do Corpo de Bombeiros.  O parlamentar petista foi procurado por um grupo de pessoas, proprietários de parques de diversão do Distrito Federal. Eles pedem a criação de uma legislação para tratar do assunto aqui no DF, área sem nenhum respaldo legal atualmente.

Chico relembra que não só o DF não dispõe de legislação sobre parques de diversão, mas o Brasil todo. “Apesar de termos excelentes técnicos no ramo não existe uma lei que trata de parques de diversão especificamente. Para se ter uma idéia, uma empresa de Taguatinga é responsável por uma roda gigante de 36 metros, um dos cartões postais de Belo Horizonte. Ou seja, temos bons técnicos na área, mas não há legislação que delibere sobre o assunto”, enfatiza Chico Vigilante.

Por conta da ausência de lei, sempre que ocorre algum incidente ou acidente envolvendo os parques, por exemplo, eles têm as estruturas fechadas, interditadas pelo Estado. O objetivo da reunião foi exatamente a criação de um Projeto de Lei para determinar sobre parques de diversões no âmbito do DF.

O encontro contou com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Márcio de Souza Matos, e corpo técnico, comandante da Defesa Civil, Paulo Roberto Matos, e corpo técnico, do coordenador adjunto da Coordenadoria das Cidades, Luiz Franklin, e o chefe de gabinete do Riacho Fundo II, Siurano da Silveira, que acompanhou o grupo de proprietários dos centros de diversão juntamente com o deputado Chico Vigilante.

Na reunião decidiu-se que um grupo de trabalho seria formado para tratar do tema. A comissão foi composta por técnico do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, representantes dos parques, um técnico na área e representantes da Coordenadoria das Cidades. A primeira reunião do grupo será na próxima segunda-feira, às 9 h, no quartel central do Corpo de Bombeiros, quando serão discutidas e elaboradas normas provisórias para regular o setor. O mesmo grupo vai preparar um Projeto de Lei para deliberar sobre o assunto de maneira definitiva no DF.  O grupo conta com o apoio do deputado Chico Vigilante.
   
Fonte: CLDF.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Defesa Civil: Centro de Monitoramento e Comunicações será ampliado


Brasília - O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, vai ampliar e modernizar o sistema de monitoramento e comunicação com as defesas civis de todo o país, visando uma ação mais rápida em casos de desastres naturais.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastre (Cenad), hoje instalado na sede do Ministério, em Brasília (Bloco E da Esplanada), vai mudar de endereço até o início de dezembro. O prédio, de 600 m², fica no Setor Policial Sul - Área 5, onde atualmente funciona o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia.
Com investimento inicial de 50 milhões de reais, o novo Cenad será equipado com tecnologia de ponta para subsidiar o planejamento, execução, controle e logística. A novidade foi anunciada na Câmara dos Deputados pelo ministro Fernando Bezerra Coelho durante audiência pública na Comissão Especial de Catástrofes Climáticas, nesta quarta-feira (17/8).
“O objetivo do novo Cenad é reforçar, orientar e integrar ainda mais os trabalhos das equipes de defesa civil nos estados e municípios, ampliando a capacidade de alerta para que a população possa se proteger, mitigando as perdas materiais e de vidas humanas”, explicou o ministro Fernando Bezerra Coelho.
O trabalho da Secretaria Nacional de Defesa Civil deverá contar com o apoio de mais de 60 especialistas em diferentes áreas, como geologia, meteorologia, hidrologia e assistência social.
O novo Cenad vai receber todas as informações de clima e tempo fornecidas pelo centro que está sendo implantado em Cachoeira Paulista (SP), pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em junho de 2012 deverá ser concluída a 2ª fase do projeto, que prevê a implantação dos Sistemas de Gestão de Desastres.



Defesa Civil

Aviso Metereológico (CPTEC) - Umidade relativa do ar baixa em parte do Brasil.


Brasília - Hoje (17/08) a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% sobre o centro-norte e leste de SP, RJ (exceto o litoral), sul do ES (exceto o litoral), centro-sul, oeste e noroeste de MG, oeste da BA, sul do PI e do MA, TO, sudeste do PA, GO, DF, norte de MS e centro-leste de MT.
Amanhã (18/08) a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% sobre o Vale do Paraíba (SP), nordeste de SP, RJ (exceto o litoral), centro-sul do ES (exceto o litoral), GO, DF, grande parte de MG (exceto o nordeste), TO, oeste da BA, sul do PI e do MA, centro-sudeste do PA e no centro-leste de MT.
No sexta-feira (19/08) a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% sobre o Triângulo Mineiro, oeste e noroeste de MG, GO, DF, oeste da BA, centro-sul do PI e do MA, TO, centro-sul do PA e centro-leste de MT.
A tendência é que a umidade relativa do ar continue abaixo de 30% sobre o GO, TO, oeste da BA, sul do PA e MT, pelo menos até o dia 24/08. Na Região Sudeste a situação melhora a partir desta sexta-feira.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp
Qualquer dúvida entrar em contato com:
Divisão de Operações Meteorológicas
atendimento@cptec.inpe.br

http://www.defesacivil.gov.br

Ministro Fernando Bezerra Coelho vai à Câmara falar sobre a Política Nacional de Defesa Civil


Brasília – O ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho participa nesta quarta-feira (17/08) de audiência pública na Comissão Especial sobre Medidas Preventivas de Catástrofes Climáticas da Câmara dos Deputados. Ele vai apresentar a Política Nacional de Defesa Civil do governo federal, que está sendo elaborada por determinação da presidenta Dilma Rousseff.
Segundo a presidente da comissão, deputada Perpétua Almeida (PC do B/AC), o objetivo da audiência é discutir medidas preventivas e saneadoras diante das diversas catástrofes climáticas que têm atingido o País. “O Ministério da Integração Nacional, no âmbito da sua Secretaria Nacional de Defesa Civil, possui a experiência e o conhecimento de anos acumulados no combate a desastres climáticos”, afirmou a deputada.
A Comissão Especial sobre Medidas Preventivas diante de Catástrofes Climáticas foi criada neste ano para realizar estudos e levantamentos sobre áreas de risco, ações preventivas, reconstrução urbanística e recuperação econômica das áreas afetadas por enchentes e deslizamentos. A criação do colegiado foi sugerida após enchentes e deslizamentos ocorridos no início do ano em municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.
A audiência com o ministro Fernando Bezerra Coelho está marcada para as 10h, no Plenário 14 da Câmara.


Com informações da Agência Câmara

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Umidade relativa do ar é monitorada e pode chegar a 15% nesta terça-feira.

A umidade relativa do ar continua a ser monitorada pela Defesa Civil. Nesta terça-feira (16/8), o Distrito Federal registrou a marca de 22%. No período mais quente do dia, a umidade pode chegar a 15%. De acordo com o meteorologista do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) Hamilton Carvalho, a massa de ar seca favorece a baixa umidade relativa do ar que permanece abaixo de 30%. “Ontem houve uma queda bem acentuada e ficou em 10%. Não é igual durante todo o dia, fica oscilando”, explicou.

Segundo o aviso especial do Inmet, no período entre os dias 15 e 19 deste mês de agosto, as condições meteorológicas são favoráveis à baixa umidade relativa do ar, em torno de 20%.

Monitoramento
Segundo a Defesa Civil, a umidade será monitorada pelos próximos três dias. Caso se mantenha abaixo dos 12%, será decretado de estado de emergência. Nessa situação, pessoas que trabalham sob o sol, como garis e carteiros terão o horário de trabalho alterado para evitar exposição nas horas mais críticas.



Do correio Web.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comissão sobre catástrofes vai ouvir ministro da Integração Nacional.


A Comissão Especial sobre Medidas Preventivas diante de Catástrofes Climáticas realiza na quarta-feira (17) audiência pública com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho. Durante a reunião, o ministro vai apresentar a Política Nacional de Defesa Civil do governo federal.
A presidente da comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), sugeriu a realização da audiência para debater com o ministro medidas preventivas e saneadoras diante de catástrofes climáticas. “O Ministério da Integração Nacional, no âmbito da sua Secretaria Nacional de Defesa Civil, possui a experiência e o conhecimento de anos acumulados no combate a desastres climáticos”, disse.
A audiência está marcada para as 10 horas, no Plenário 14.
Fonte: Agência Câmara

AVISO ESPECIAL : Condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de baixa umidade relativa do ar, em torno de 15%.


A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Distrito Federal desempenha um papel fundamental durante os meses de seca. Ela orienta a população sobre as medidas que devem ser adotadas nesse período. O órgão é responsável pelo acompanhamento da evolução desses índices, devendo alertar a população para os cuidados preventivos que devem ser tomados quando os índices de umidade relativa do ar ficam muito baixos.

É necessário seguir certas recomendações para evitar alguns problemas característicos da estação, como o ressecamento da pele e as doenças respiratórias. Seguem RECOMENDAÇÕES:


MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

* Evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.
* Previna-se: Umidificando o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e outros;
* Permanecendo em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas;
* Consumindo bastante água e outros líquidos;
* Fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras sempre que possível;
* Evitar ligar aparelhos de ar condicionado, que retiram ainda mais a umidade do ambiente;
* Evitar banhos prolongados com água quente, bem como o uso excessivo de sabonete para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele;
* Usar roupas leves.

Em geral no horário crítico de estiagem (10h às 17h), os seguintes procedimentos:

* Manter bebedouros, inclusive de emergência (potes e garrafas) em número acima dos já existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água;
* Perguntar com freqüência (a cada 20 minutos) se algum aluno está com vontade de beber água;
* Estar atento aos alunos com ânimo abatido ou queda rápida de rendimento e comunicar a direção da escola;
* Estar atento para detectar crianças enfermas, principalmente naqueles quadros com perda de líquidos (febril, diarréia, gripe, tosse, etc.);
* Manter as salas de aula com a máxima ventilação possível;
* Suspender exercícios físicos exaustivos sob o sol ou sob o teto metálico, de cimento ou amianto sem isolamento térmico, ou ainda em locais pouco arejados. Planejar outras atividades afins. Nestes casos, é muito importante possibilitar a administração de água mais freqüentemente, independente da vontade dos alunos;
* Nas salas de aulas muito aquecidas pelo sol e com pouca aeração, planejar atividades externas intercaladas e sugerir o rodízio de salas para que os mesmos alunos e professores não permaneçam muito tempo naquelas condições;
* Recomendar a merenda com alimentos mais úmidos e leves, de fácil digestão;
* Recomendar aos alunos menores que tragam copos à escola;
* Criar oportunidade para que as crianças umedeçam as narinas e a face, pelo menos uma vez no período;
* Promover reuniões com os pais ou responsáveis, se possível com apoio de um médico ou agente de saúde dos organismos locais da Secretaria de Estado de Saúde, orientando-os sobre procedimentos domiciliares para prevenção da desidratação;
* No caso de desmaios, tonturas, cãibras e mal estar, paralisar de imediato a atividade do aluno, umedecer as têmporas, face e narinas e providenciar atenção urgente do médico ou agente de saúde. Comunicar aos pais do aluno e recomendar providências;
* Manter elevada vigilância de higiene no ambiente escolar, pátios, sanitários e salas de aula;
* Umedecer diariamente, se possível, o piso das salas de aula e pátios cimentados ou cerâmicos, esparramando 02 (dois) baldes de água em cada sala, aproximadamente;
* Acompanhar com maior atenção às crianças com aspectos de aparente desnutrição;
* Observar e recomendar às crianças que usem vestimentas adequadas à temperatura do dia ou da hora da aula. Note que a temperatura deverá elevar-se a partir deste período do ano e que nas últimas aulas do turno da manhã e primeiras do turno da tarde estará mais quente;
* Promover atividades educativas com alunos em torno do assunto DESIDRATAÇÃO, relevando a higiene pessoal do ambiente e dos alimentos. E dando uma maior atenção aos procedimentos para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar.
Alerta-se, ainda, que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso a Defesa Civil orienta:

* Não jogue pontas de cigarros pela janela do veiculo e nem fume em locais onde exista vegetação densa;

* Em acampamentos, evite fazer fogueiras, mas se for realmente necessário, deixe sempre alguém vigiando e apague totalmente antes de se afastar do local;

* Oriente e monitore as crianças, para não brincarem com isqueiros e fósforos, principalmente próximos a vegetações;

* Se necessitar fazer queimadas de plantio ou de lixo, entre em contato com o Corpo de Bombeiros e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para obter orientações;

* Não deixe garrafas ou pedaços de vidro próximo a vegetações.


Defesa Civil.
(61) 33725726/33738784 

Baixa umidade nesta segunda pode deixar brasiliense em estado de alerta.

O tempo seco e os baixíssimos índices de umidade relativa do ar devem permanecer nesta segunda-feira (15/8) e perdurar ao longo de toda a semana. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), à tarde, a temperatura deve atingir 29ºC, com a umidade podendo chegar ao estado de alerta, quando fica inferior a 15%. Segundo a meteorologista Márcia Seabra, o índice foi de 50% durante a madrugada - considerado bastante baixo para o horário - e pode ficar abaixo dos 15% por volta das 16h. Os termômetros devem marcar entre 16ºC e 29ºC.

A previsão é de que o céu fique de claro a parcialmente nublado com névoa seca. As chuvas só voltam a cair no Distrito Federal após a segunda quinzena de setembro, quando termina o período de estiagem.

Caso a previsão se cumpra e a umidade fique menor do que 15%, a Defesa Civil pode decretar estado de alerta. Se ficar abaixo de 12%, o estado é de emergência. Nesses casos, pessoas que trabalham expostas ao sol, como garis e carteiros, são liberados do serviço.

do Correio Web.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Aviso Meteorológico (15h) - INMET


Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em apoio ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulga o seguinte Aviso Meteorológico às Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedecs).
Entre hoje 12/08 (sexta-feira) e dia 15/08 (segunda-feira), as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 30%, em Rondônia, extremo sul do Pará e do Maranhão, oeste da Bahia, norte, noroeste, centro, oeste e Triângulo de Minas Gerais, leste (exceto litoral) de São Paulo e abaixo de 20%, no centro-norte e oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins (exceto no extremo norte), Goiás e no Distrito Federal.
CAPRE/INMET
________________________________________________
Seção de Previsão do Tempo (SEPRE) - Brasília/DF Centro de Análise e Previsão do Tempo (CAPRE) Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Fone: (61-21024700) Fax: (61-21024701)

Manuais da Sedec ajudam na padronização de processos.

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) apresentou, na última quarta-feira (10/08), para as demais secretarias do Ministério da Integração dois produtos desenvolvidos pelo Departamento de Reabilitação e Reconstrução (DRR): Manual de Análise de Projetos e Caderno de Orientações para o proponente.

A iniciativa pioneira fez parte do Projeto Consenso, desenvolvido pelo DRR, que tem como objetivo trazer maior celeridade na análise dos processos, com a criação de uma normatização única e critérios objetivos, e orientar o proponente na elaboração do plano de trabalho e na apresentação de seus projetos. A intenção é compartilhar o sucesso desta experiência dentro da proposta de uniformização de procedimentos no âmbito do Ministério.

Para desenvolvimento dos produtos, a equipe do DRR consultou outros órgãos da Administração Pública que desenvolvem atividades semelhantes”, explicou a coordenadora do DRR, Rosilene Cavalcante. Ela ressaltou ainda que a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) também foram consultados.

Também já está em uso, pela Sedec, o Sistema de Gestão de Análises (SiGA). Nele, os técnicos registram em tempo real suas análises sobre cada documento solicitado no caderno de orientações, gerando automaticamente um check-list comentado, que é encaminhado ao proponente. O aplicativo também minuta os pareceres de cada etapa de aprovação, a partir das informações registradas pelo técnico no sistema. “Aliado ao desenvolvimento do Siga, o fluxo interno no DRR foi reorganizado, otimizando o emprego dos recursos humanos disponíveis”, ressaltou o analista de infraestrutura, Ricardo Silva.

O sistema fornece ainda informações gerenciais à gestão do departamento, que possibilitam avaliar desempenhos, indicar prioridades e equalizar a distribuição de processos entre os analistas responsáveis pela apreciação dos projetos.



http://www.defesacivil.gov.br

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Brasília completa 62 dias de estiagem e continua sem previsão de chuva.



Do Correio Web.
 (Ed Alves / Esp CB / D.A Press)
Depois de registrar a maior temperatura do ano, 31,2°C, o Distrito Federal amanhece com previsão de mais um dia de muito calor. Os termometros devem marcar 30°C durante a tarde. A previsão para esta quinta-feira (11/8) é de um dia claro a parcialmente nublado com períodos de nublado e névoa seca. A temperatura mínima registrada foi de 15,8ºC, por volta de 5h.

A umidade relativa continua baixa e deve variar entre 80% e 25%. A cidade continua sem previsão de chuvas até o meio do mês de setembro. Hoje completam 62 dias de estiagem.  

ATENÇÂO, NOVOS TELEFONES DA DEFESA CIVIL DO DF.


Gabinete: 3371-3619

Diretoria: 3581- 4353

Assessoria de Comunicação: 3581-4353

Secretaria / Administrativo: 3372-5726 (telefax)

Logística e Mobilização: 3581-3229

Operações: 3373-8784

Planejamento: 3373-2810

Produtos Perigosos: 3371-6002

Informática: 3581-5821

Projetos Sociais e Capacitação: 3372-7164

Aviso Meteorológico (12h) - INMET.





Aviso Meteorológico (12h) - INMET
11/08/2011
Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em apoio ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulga o seguinte Aviso Meteorológico às Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedecs).
Hoje 11/08/2011 (quinta feira), e amanhã 12/08/2011 ( sexta feira) as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de Baixa Umidade Relativa do Ar (abaixo de 30%), no Triângulo, norte e noroeste de Minas Gerais.
CAPRE/INMET
Fone: (61-21024700) Fax: (61-21024701)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Brasília terá mais um dia de umidade relativa do ar baixa.

A previsão do tempo parta esta quarta-feira (10/8) é de um dia claro à parcialmente nublado com névoa seca. Na madrugada a tempertura chegou a 16º C e nas horas mais quentes do dia a previsão é de que os termômetros marquem 30ºC. 

Brasília continua com a umidade relativa do ar baixa, variando entre 65% e 25%. Ainda não há previsão de chuvas para o Distrito Federal até o final deste mês. A seca é causada por uma massa de ar frio e seco que está sobre o centro-oeste.



Do Correio Web.

Comissão de Defesa Civil realiza audiência em Recife.


A Comissão Especial de Defesa Civil do Senado realizou, ontem, audiência pública em Recife com representantes dos nove estados da região Nordeste. Prevenção, investimentos no setor e carreira profissional foram alguns temas tratados no encontro.
O senador Jorge Viana (PT-AC), presidente da comissão, ressaltou a importância de uma mudança de cultura para trazer o foco para a prevenção dos acidentes. Na hora de lidar com o desastre natural, a defesa civil ganha importância para o país, mas, passada a crise, perde seu destaque, lamentou.
O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, defendeu a necessidade de melhorar os mecanismos de ação lembrando os deslizamentos nas matas norte e sul de Pernambuco em decorrência das chuvas de 2010 e 2011.
Já o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, alertou para a necessidade de reformas na legislação que facilitem a liberação de recursos para o setor.
Para o relator da comissão, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), as propostas apresentadas em Recife trouxeram novidades.
— Podemos destacar a ideia de um incentivo fiscal para pessoas físicas ou jurídicas que investirem na defesa civil, além do investimento na carreira do profissional dessa área — ­afirmou.
O encontro encerrou um ciclo de debates que visa colher propostas e demandas nas cinco regiões brasileiras. Algumas ideias já têm consenso entre os senadores: alterar o foco das ações de defesa civil para a prevenção, preparar melhor as equipes, fortalecer as estruturas de defesa civil em estados e municípios e criar uma força nacional de defesa civil para auxílio emergencial.

Fonte: Agência Senado

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Aviso Meteorológico (CPTEC) - Umidade relativa do ar baixa em parte do Brasil.




Brasília - Hoje (09/08) a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% no Triângulo Mineiro, GO, DF, oeste e centro-noroeste de MG, oeste da BA, sul do PI, centro-sul do MA, centro-sul do PA, TO, MT, sudeste do AM e RO.
Amanhã (10/08) a umidade relativa do ar ficará abaixo de 30% no Triângulo Mineiro, GO, DF, oeste e noroeste de MG, oeste da BA, sul do PI, centro-sul do MA, centro-sul do PA, TO, MT, centro-sudeste do AM, leste do AC e RO.
Esta situação crítica persistirá crítica pelo menos até o final de semana, principalmente na Região Centro-Oeste e parte das Regiões Nordeste e Norte do Brasil.
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
http://www.defesacivil.gov.br/sindec/estados/index.asp
Qualquer dúvida entrar em contato com:
Divisão de Operações Meteorológicas
 atendimento@cptec.inpe.br




http://www.defesacivil.gov.br

Audiência discute liberação de verbas para Defesa Civil.


A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realiza nesta tarde audiência pública para discutir a uniformização dos procedimentos de liberação e prestação de contas, contratos, convênios e transferências obrigatórias destinados à Defesa Civil. Foram convidados para a audiência representantes do Ministério da Integração Nacional, do Ministério da Defesa, da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Advocacia-Geral da União (AGU).
O debate foi sugerido pelo presidente da Subcomissão Permanente de Defesa Civil, deputado Ademir Camilo (PDT-MG). A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle criou essa subcomissão para sugerir medidas de desburocratização na liberação de recursos emergenciais para estados e municípios atingidos por calamidade públicas.
Foram convidados para o evento:
- o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, que representará o ministro da Integração Nacional;
- o secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito Teixeira;
- o diretor de Auditoria de Programas da Área de Infraestrutura da CGU, Wagner Rosa da Silva;
- o coordenador-geral de Auditoria da Área de Integração Nacional da CGU, Luiz Cláudio de Freitas;
- o secretário-geral de Controle Externo do TCU, Guilherme Henrique de La Rocque;
- o secretário de Fiscalização e Avaliação de Programas do Governo do TCU, Carlos Alberto Sampaio de Freitas;
- o substituto do advogado-geral da União, Fernando Luiz Albuquerque Faria;
- o 2º subchefe do Comando de Operações Terrestres (Coper) do Exército, Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva;
- o chefe interino do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército, Joaquim Maia Brandão Júnior.
A audiência está marcada para as 14h30, no Plenário 3.


Seca coloca cidade em alerta e Defesa Civil recomenda cuidados à população.

Deve perdurar pelo menos até sexta-feira o quadro grave da seca registrada desde o início do mês. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alertou para a possibilidade de índices de umidade relativa do ar abaixo de 30% nos próximos dias. Ontem,o índice e chegou a 26%. Este ano, a umidade atingiu 19% nos dois primeiros dias do mês, o que corresponde a um estado de alerta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).Segundo os meteorologistas, a seca deve se agravar.

Na semana passada, a Secretaria de Estado de Defesa Civil declarou estado de atenção para Brasília. O aviso, emitido quando a concentração de umidade no ar chega a menos de 30%, tem o objetivo de lembrar a população dos cuidados necessários com a saúde no tempo de seca (veja quadro).

Nas escolas, professores e alunos recebem, a partir desta semana, a recomendação de consumir mais água e evitar exercícios sob o sol. Suspensões ou mudanças de turno de aulas só devem ocorrer caso a umidade caia ainda mais. “O risco à saúde seria uma umidade abaixo de 12%”, ressaltou o major Alexandre Ataídes, da Defesa Civil. Tal índice somente foi registrado em Brasília em 2002 e em 2004, quando a umidade atingiu o menor nível da história do DF: 10%. Esse foi, segundo os parâmetros da OMS, um estado de emergência.

Quem torce para que os índices de umidade não caiam são os que mais sofrem com o tempo seco, como profissionais que passam o dia ao ar livre e os atletas. A estudante Erika Guedes, 22 anos, começou a praticar exercícios recentemente e já sente os efeitos da desidratação. “O cansaço é bem maior, fico fraca e ofegante, além de sentir sede a toda hora”, reclamou. Seu colega de corrida, o professor Carlos Eduardo Granato, 23, já é experiente e aumenta os cuidados com a hidratação nesta época. “Venho com uma garrafa de água gelada e uma toalha para a transpiração. Ainda tomo uma água de coco, que é quase um prêmio depois do exercício”, ensinou.

Na opinião dos meteorologistas, a seca vivida pelo brasiliense este ano está dentro dos padrões esperados para a época. “O pior ainda está por vir. O inverno é uma coisa cumulativa: tem a queda de temperatura e de umidade e depois as queimadas pioram sensivelmente a atmosfera com a fuligem”, explicou o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet.

Segundo Rangel, os índices devem voltar a marcar menos de 20% a partir da segunda quinzena do mês e continuarão baixos até a metade de setembro. Ele destaca que, para fugir dos efeitos da seca, é necessário evitar o sol no horário crítico, entre as 14h e as 16h, assim como áreas empoeiradas, que aumentam a sensação de secura. “Uma dica é observar o pôr do sol. Quanto mais bonito ele estiver, pior está a atmosfera. Isso acontece porque as partículas em suspensão criam as tonalidades coloridas”, alertou.

Choque
Quem está habituado ao tempo seco da capital passa sem preocupações nesta época. A advogada brasiliense Ana Cássia de Oliveira, 26 anos, afirma que prefere a estiagem à época de chuvas. Na opinião dela, a sede é um preço baixo a pagar pelo conforto de saber que não terá de enfrentar uma chuva. “Acho supertranquilo. Não me sinto confortável no litoral, pois não gosto de chuva nem de tempo frio”, detalhou.

Recém-chegada de Manaus, Klissia Lorenna Oliveira, 20 anos, não vê a seca como sua amiga Ana Cássia. Klissia ainda sofre com o choque da mudança do estado, pois o Amazonas é conhecido pelas chuvas frequentes. “Foi muito ruim para me acostumar, tive rinite e dores de cabeça. Meu nariz também sangrava muito”, lamentou.

Klissia (E) veio de Manaus: "Foi muito ruim para me acostumar"


Previna-se
Irritação dos olhos, falta de ar e cansaço são apenas alguns dos sintomas causados pela queda da umidade do ar típica do inverno de Brasília. Veja algumas medidas que podem ajudar a aliviar a espera pela chuva:

» Atletas devem diminuir o volume de exercícios, pois é impossível igualar o ritmo da perda de líquidos com a ingestão de água

» Evite exposição ao sol entre as 10h e as 17h

» Umidifique o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água

» Beba água em grande quantidade e com frequência. São necessários, no mínimo, seis copos por dia

» Evite banhos prolongados com água quente, assim como o uso excessivo de sabonete, para manter a oleosidade natural da pele

» Os que sofrem com sangramentos nasais nesta época podem aliviar os sintomas umedecendo a mucosa com duas gotas de soro fisiológico

» Evite ambientes com grandes aglomerações ou com ar-condicionado

» Proteja as extremidades do corpo —orelhas, lábios, pés e mãos —, principalmente à noite

» As recomendações são ainda mais importantes para quem sofre de asma ou outro distúrbio respiratório

» Na presença de sintomas graves relacionados à seca, procure um posto de saúde ou hospital. Não se automedique.

Fonte: Secretaria de Defesa Civil / Correio Braziliense

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Defesa Civil decreta estado de atenção.


Órgão de segurança recomenda cuidados para evitar problemas de saúde e queimadas, causados por temperaturas mais baixas e clima seco
Secretaria de Defesa Civil do DF

A Secretaria de Defesa Civil do Distrito Federal decretou estado de atenção para os próximos dias, após o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) ter registrado o menor índice de umidade dos últimos tempos. A previsão de umidade para essa semana segundo o Inmet é que fique abaixo de 30%.

A alteração climática provoca doenças no aparelho respiratório, pois são os órgãos que mais sofrem nessa época do ano. Além disso, os acidentes florestais, que aumentam neste período.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Paulo Roberto Matos, os seguintes cuidados que devem ser levados em conta para evitar possíveis problemas de saúde:

Suprimir o horário para praticar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h
Evitar aglomerações
Aumentar a ingestão diária de líquidos, independente de apresentar sede ou não. Beber pelo menos seis copos d'água de tamanho médio
Evitar os banhos prolongados com água quente, bem como o uso excessivo de sabonete para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele
Pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia. Este procedimento evita o ressecamento nasal e a ocorrência de sangramento
Evitar ligar aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade do ambiente
Colocar toalhas molhadas e bacias com água nos quartos durante todo o dia. Isso ajuda a manter o ar ambiente mais úmido
Trajar roupas adequadas às condições do tempo. No calor, usar roupas leves e, se possível, de algodão
Fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras sempre que possível
Evitar exercícios físicos no período compreendido das 10h às 17h. Neste período, a insolação e evaporação atingem seus índices máximos
Usar creme hidratante ou óleo vegetal em abundância para evitar o ressecamento da pele
Optar pelo uso de sombrinha ou guarda-chuva no período mais quente
As crianças merecem cuidados ainda mais especiais, pois têm a pele mais sensível e vulnerável. A hidratação é essencial, principalmente de dentro para fora com a ingestão de bastante líquido. Os pais precisam garantir que precisam redobrar os cuidados para garantir que as crianças estejam sempre bem hidratadas


























Estado de alerta – A Defesa civil pode decretar estado de alerta, se a umidade relativa do ar alcançar o percentual de 20% a 12%. Quando isso ocorre, é desaconselhável praticar exercícios físicos, especialmente entre as 10h e as 17 h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. O órgão recomenda, nesse caso, o uso de umidificadores de ambiente ou vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e outros. A pessoa deve também se proteger do sol em locais com áreas arborizadas e gramadas, sempre consumindo bastante água e outros líquidos.

Estado de emergênciaÉ o mais preocupante, decretado quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 12%. Nessa situação, aulas de educação física, coleta de lixo e entrega de correspondência, por exemplo, devem ser suspensas, bem como aquelas que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados, como cinemas, teatros e salas de aula.

Meio ambiente – Além dos cuidados com a saúde, a Defesa Civil também chama atenção para os riscos de acidentes florestais, que se intensifica nos meses de agosto e setembro. Muitas vezes esses incidentes acontecem acidentalmente, quando a população ateia fogo ao lixo doméstico ou à vegetação de um lote, para limpar o terreno. Para evitar queimadas, o indicado é que as pessoas redobrem a atenção e siga alguns cuidados:

Não jogue pontas de cigarros pela janela do veículo, nem fume em locais onde exista vegetação densa
Em acampamentos, evite fazer fogueiras, mas se for realmente necessário, deixe sempre alguém vigiando e apague totalmente antes de se afastar do local
Oriente e monitore as crianças, para não brincarem com isqueiros e fósforos, principalmente próximos a vegetação
Não deixe garrafas ou pedaços de vidro próximo à vegetação
Se necessitar fazer queimadas de plantio ou de lixo, entre em contato com o Corpo de Bombeiro e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para obter orientações










Denúncias – Caso encontre alguma irregularidade na sua rua ou mesmo no seu trabalho, informe à Defesa Civil, que enviará equipes técnicas para verificar as condições de segurança do local. A solicitação pode ser feita por meio ofício ou pelos telefones: 199 ou 3901-5816.


Jornal de Brasília.

Aviso Meteorológico (12h) - INMET.


Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em apoio ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulga o seguinte Aviso Meteorológico às Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil (Cedecs).
Entre hoje, segunda-feira dia 08/08/2011 e sexta-feira dia 12/08/2011, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar ( abaixo de 30%) em Rondônia, Mato Grosso, sul do Pará, no Tocantins, sul do Maranhão, centrossul do Piauí, oeste da Bahia, Goiás e no Distrito Federal.
Entre hoje, segunda-feira dia 08/08/2011 e quarta-feira dia 10/08/2011 as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar no centro e leste de Minas Gerais.
Hoje, segunda-feira dia 08/08/2011, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva, moderada a forte, acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e eventual queda de granizo em áreas isoladas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Sul e Oeste do Paraná.

Na terça-feira (09/08), estas condições persistem sobre o centro, norte e nordeste do Rio Grande do Sul, meio oeste, Planalto Sul e litoral de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná.

__________________________________________________
Seção de Previsão do Tempo (SEPRE) - Brasília/DF
Centro de Análise e Previsão do Tempo (CAPRE)
Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
Fone: (61-21024700) Fax: (61-21024701)
http://www.inmet.gov.br



http://www.defesacivil.gov.br

Inverno e seca: Defesa Civil chama atenção paraInverno e seca: Defesa Civil chama atenção para alguns cuidados Inverno e seca: Defesa Civil chama atenção para alguns cuidados. alguns cuidados


Na estação que as temperaturas caem e a umidade baixa alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas de saúde e queimadas
Durante o inverno a maioria das pessoas acabam se descuidando e aí entram em cena as doenças respiratórias, pois são os órgãos que mais sofrem nessa época do ano, além dos acidentes florestais, que aumentam neste período.
E na capital federal, além das baixas temperaturas de quem vive aqui ainda precisa lidar com a baixa umidade. A Secretaria de Estado de Defesa Civil decretou Estado de Atenção para os próximos dias, após o Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) ter registrado o menor índice dos últimos tempos. A previsão de umidade para essa semana segundo o Inmet é que fique abaixo de 30%.
Com isso, o secretário Paulo Roberto Matos, recomenda os seguintes cuidados que devem ser levados em conta para evitar possíveis problemas de saúde.
* Suprimir o horário para praticar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre às 10h e 17h;

* Evitar aglomerações em ambientes;

* Aumentar a ingestão diária de líquidos, independente de apresentar sede ou não. Beber pelo menos seis (6) copos d'água de tamanho médio;

* Evitar os banhos prolongados com água quente, bem como o uso excessivo de sabonete para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele;

* Pingar duas (2) gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia. Este procedimento evita o ressecamento nasal e a ocorrência de sangramento;

* Evitar ligar aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade do ambiente;

* Colocar toalhas molhadas e bacias com água nos quartos durante todo o dia. Isso ajuda a manter o ar ambiente mais úmido;
* Trajar roupas adequadas às condições do tempo. No calor, usar roupas leves e, se possível, de algodão;

* Fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras sempre que possível;

* Evitar exercícios físicos no período compreendido entre 10h às 17h. Neste período, a insolação e evaporação atingem seus índices máximos;

* Usar cremes hidratante ou óleo vegetal em abundância para evitar o ressecamento da pele;

* Optar pelo uso de sombrinha ou guarda-chuva no período mais quente.

* Os pequenos merecem cuidados ainda mais especiais, pois têm a pele mais sensível e vulnerável. A hidratação é essencial, principalmente de dentro para fora com a ingestão de bastante líquido. Os pais precisam garantir que precisam redobrar os cuidados para garantir que as crianças estejam sempre bem hidratadas.

Outro estado que a Defesa civil pode decretar é: Estado de alerta. Acontece quando a umidade relativa do ar alcança o percentual de 20% a 12%, onde se desaconselha praticar exercícios físicos especialmente entre as 10h as 17 h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa; Previna-se: usando umidificador de ambiente ou vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e outros, Se proteger do sol em locais com áreas vegetadas e o mais importante, consumir bastante água e outros líquidos.
E outro e mais preocupante é o Estado de Emergência, quando a Umidade Relativa do Ar está abaixo de 12%, onde se deve ter a interrupção de qualquer atividade física ao ar livre, entre 10h e 17h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência e outras; a suspensão de atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados como, por exemplo, cinemas, e no período da tarde manter a umidade em ambientes internos.
Além dos cuidados com a saúde, a Defesa Civil também chama atenção para os riscos de acidentes florestais que começa no mês de Julho e se intensifica nos meses de agosto e setembro. Muitas vezes esses incidentes acontecem acidentalmente, quando a população ateia fogo ao lixo doméstico ou à vegetação de um lote, para limpar o terreno. E para evitar queimadas o indicado é que as pessoas redobrem a atenção e siga alguns cuidados;
* Não jogue pontas de cigarros pela janela do veículo e nem fume em locais onde exista vegetação densa;

* Em acampamentos, evite fazer fogueiras, mas se for realmente necessário, deixe sempre alguém vigiando e apague totalmente antes de se afastar do local;

* Oriente e monitore as crianças, para não brincarem com isqueiros e fósforos, principalmente próximos a vegetação;

* Não deixe garrafas ou pedaços de vidro próximo e vegetação;

* Se necessitar fazer queimadas de plantio ou de lixo, entre em contato com o Corpo de Bombeiro e com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para obter orientações.

Caso encontre alguma irregularidade na sua rua ou mesmo no seu trabalho, informe à Defesa Civil, que enviará equipes técnicas para verificar as condições de segurança do local. A solicitação pode ser feita por meio ofício ou pelos telefones: 199 ou 3901-5816. 



Assessoria de Comunicação Defesa Civil: 3901-5818